Ações na Justiça requerem prêmio incentivo no estágio probatório, sexta parte e quinquênio

0
546

O Departamento Jurídico do Sindicato interpôs ação coletiva pleiteando o pagamento do Premio Incentivo a todos os servidores em período de estágio probatório.
A Prefeitura começa a pagar o Prêmio Incentivo ao servidor somente depois de cumprido o período de estágio probatório, o que vem sendo questionado na Justiça.
São muitas as ações individuais que o Departamento Jurídico interpôs nesse sentido com êxito e a agora foi interposta a ação coletiva.
“A ação coletiva somente vai beneficiar os servidores filiados ao Sindicato e que estejam cumprindo o estágio probatório. Mas é importante que o servidor seja informado de que quem já finalizou o cumprimento do estágio probatório até a presente data deverá procurar o Departamento Jurídico para confirmar se seu nome consta das ações coletivas interpostas ou se é caso de entrarmos com ação individual, pois cada caso deve ser analisado individualmente para aqueles servidores que finalizaram, recentemente, o período de estágio probatório”, explica a coordenadora do Departamento Juridico, a advogada, Dra. Regina Márcia Fernandes.

AÇÃO COLETIVA – SEXTA PARTE E QUINQUÊNIO

O Departamento Jurídico do Sindicato também interpôs ação coletiva pleiteando que as gratificações denominadas Adicional Por Tempo de Serviço (quinquênio) e Sexta Parte sejam pagas tomando-se por base de cálculo o valor dos vencimentos integrais. A prefeitura calcula as referidas gratificações tomando por base apenas o valor do salário base.
“O entendimento majoritário de nossos tribunais é no sentido de que o quinquênio e a sexta parte devem ser calculados tomando-se por base o valor da remuneração, ou seja, o valor do salário base acrescido das demais vantagens pecuniárias percebidas pelo servidor. Mas é importante destacar que as ações coletivas interpostas pelo Sindicato beneficiam apenas os servidores filiados à entidade”, ressalta Dra. Regina.

OS CÁLCULOS DO 5,15%

Os cálculos para levantamento do valor das diferenças salariais atrasadas do processo do 5,15% já estão sendo elaborados pelo perito contratado pelo Sindicato
A Prefeita, na data base deste ano, fez a promessa de pagar os atrasados dos 5,15% para todos os servidores. Para isso é necessário que sejam feitos os cálculos para se saber o valor total da dívida.
“Quando os cálculos estiverem prontos apresentaremos à Prefeita e esperamos que ela cumpra com sua promessa, feita na data base deste ano, de pagar os atrasados para todos os servidores”, diz o presidente do Sindicato Wagner Rodrigues.
Quem ainda não compareceu ao Sindicato para assinar o termo de autorização para desconto dos honorários periciais deverá comparecer o mais rápido possível.
“O servidor que comparece ao Sindicato recebe todas as orientações sobre a promessa da prefeita, sobre as ações coletivas interpostas pedindo as diferenças salariais do 5,15% e principalmente sobre as ações individuais, pois são muitos os casos de servidores que interpuseram ação individual com advogado particular”, salienta Dra. Regina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui