Sindicato fecha semana do Meio Ambiente com palestra e doação de mudas

0
128

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACIRP), encerra a semana do Meio Ambiente, promovida pela entidade, com uma palestra sobre mudanças climáticas e a distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas.

A ação visa a reflexão sobre o tema e acontece no mês em que é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Um EcoPonto também foi instalado na sede do Sindicato para coleta de lixo eletrônico.

 

Com o tema da campanha – Mudanças Climáticas… E eu com isso? – a palestrante Regina Helena Von Atzingen, que é mestranda pela EERP-USP na área de Saúde Ambiental, buscou conscientizar cada cidadão que esteve presente na noite de quinta-feira, no auditório da ACIRP – Campos Elíseos, de que atitudes simples no seu dia a dia podem, sim, fazer a diferença no planeta. “As pessoas, quando o assunto é o meio ambiente, tendem a pensar apenas em ações globais, de grandes proporções, mas é um erro. No nosso dia a dia é possível fazer pequenas coisas que refletem em grandes resultados. É claro que as grandes ações são importantes, porém, se cada um fizer sua parte em casa, no trabalho e na vida, o reflexo será surpreendente”, revela Regina.

Durante o evento, a palestrante exibiu slides com imagens que comprovam o aquecimento global nos últimos séculos e décadas. Os números apresentados também são bastante preocupantes, no entanto, Regina ainda acredita que é possível reverter esta situação.

“Como eu já disse, que um de nós tem que fazer a sua parte. Antes a preocupação mundial era apenas com o crescimento econômico, tanto que o que vivemos hoje em dia em termos de meio ambiente é um reflexo também das atividades de dos seres humanos em busca do dinheiro, mas, felizmente, essa situação tem mudado, as grandes potencias do mundo já estão se preocupando com a sustentabilidade do nosso planeta. Hoje, no meio científico, há um consenso sobre as mudanças climáticas e as coisas começam a mudar. Eu acredito, sim, que o nosso planeta ainda tem salvação, porém, é preciso que essa mudança comece a ser executada a partir de agora”, finaliza.

“O Sindicato sempre está preocupado com todas as questões que envolvem os seres humanos, e não dá para ser diferente, nosso dia a dia é baseado em pessoas. Fizemos a palestra, promovemos a semana do Meio Ambiente, mas nossas ações não vão parar por aqui. Sabemos que podemos fazer muito mais e vamos começar com mudanças sustentáveis em nosso local de trabalho, com mecanismos de capitação de chuva e outras atitudes de sustentabilidade. É como cuidar de nossa casa, se não fizermos tudo que necessita para manter nosso lar em boas condições ele irá acabar um dia, mesmo que demore anos e anos, mas acaba. Vamos cuidar então de nosso planeta”, diz o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues.

A semana do Meio Ambiente promovida pelo Sindicato será encerrada nesta sexta-feira (26) com a entrega de mudas de árvores. A expectativa é de que aproximadamente 200 mudas sejam doadas até o final da campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui