CTB participa do Encontro Latino Americano dos Trabalhadores Municipais

0
605

Lideranças sindicais da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil participaram nesta segunda-feira (05) do Encontro Latino Americano dos Trabalhadores Municipais, em Luziânia, Goiás. O evento, que prossegue até o próximo dia 7 de agosto, debaterá temas específicos dos servidores municipais no âmbito da América Latina, além de discutir e planejar ações em conjuntos que permitam uma nova conjuntura para os trabalhadores públicos municipais.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e Dirigente dos Assuntos Municipais da CSPB – Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, Wagner Rodrigues, “é preciso integrar as necessidades dos servidores, com projetos específicos, em uma pauta conjunta para os trabalhadores públicos. Desse modo, nos alicerçaremos para o debate com os governantes, a fim de avançar e investir no servidor público e colocando fim às relações de escambo (trocas) que ocorrem, atualmente, nas políticas públicas”.

“Um debate como esse é considerado um avanço e um passo importante, pois através do mesmo é possível avaliar e socializar experiências exitosas, no contexto Latino-Americano do serviço municipal. A CTB entende que um setor com um crescimento significativo merece um olhar específico, e neste sentido participa ativamente das lutas dessa categoria. É importante ressaltar a unidade que se faz necessária para se obter conquistas, sendo que as mazelas sofridas pelos servidores municipais se assemelham”, complementa Wagner Rodrigues.
A CTB participa da atividade com três representantes: João Paulo Ribeiro -FASUBRA; Wagner Rodrigues – Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto – SP; e Karla Lúcia Oliveira – Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna – BA.

Calendário de Atividades
05 de Agosto

9h – Abertura, introdução e boas vindas: Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (CONFETAM), Internacional de Serviços Públicos (ISP)
10h – A situação política e econômica na América Latina: os desafios sindicais
11h – intervalo
11h15 – Continuação do debate sobre situação política da América Latina
12h30 – Almoço
14h30 – Plano de Ação aprovado em 2012 em Buenos Aires: balanço e perspectivas
15h30 – Plano de Ação Mundial da ISP para o setor Municipal – conclusões de Durban e propostas para 2013/2014
16h30 – Intervalo
16h45 – As organizações de prefeitos da América Latina: como estabelecer alianças
18h – Conclusão dos trabalhos do dia

06 de Agosto

9h – A experiência de negociação coletiva em Governos Locais da União Europeia: atualizações diante da crise econômica.
10h – Boas práticas em negociação coletiva nos Governos Locais das Américas
11h – Intervalo
11h15 – Política de gênero e a promoção da igualdade de oportunidades na ISP, e a organização dos trabalhadores/as municipais.
12h30 – Almoço
14h30 – Preparando-se para a Reunião Bipartite com OIT e Governos.
Direitos sindicais para o Setor Municipal: as Convenções 151 e 154 da OIT
16h – Intervalo
16h15 – Continuação da sessão anterior: Reunião Bipartite com OIT e Governos; direitos sindicais para o setor municipal – Convenções 151 e 154 da OIT
17h30 – Conclusão dos trabalhos do dia

07 de Agosto

9h – Plano de Ação até 2014 e conclusão sobre a estrutura de municipais na região
11h – Nomeação dos responsáveis pelos trabalhos aprovados
12h – Conclusão dos trabalhos e saída para a reunião bipartite da OIT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui