CIPA: Fique atento às inscrições para candidatura; eleições acontecem em Junho

0
488

Foi formada a Comissão Eleitoral que será responsável pela criação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – nas secretarias da administração pública municipal de Ribeirão Preto. O Sindicato dos Servidores Municipais viabilizou a discussão na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, sobre as eleições. Os interessados em concorrer à chapa poderão se inscrever a partir do dia 02 de junho até o dia 16; para isso, devem procurar os membros da comissão no seu local de trabalho. O número de integrantes será definido de acordo com a quantidade de funcionários em cada setor do departamento. As eleições serão eletrônicas e aas datas já estão definidas. A votação acontecerá a partir da zero hora do dia 26 e seguirá até às 14:00, do dia 27 de Junho.

Segundo o governo, atualmente a CIPA não está em funcionamento na maioria das secretarias municipais. A situação mais crítica é na área da Saúde, onde estão os maiores registros de acidentes. São pelo menos 40 casos registrados por mês, mas a quantidade deve ser praticamente o dobro do documentado, já que nem todos os trabalhadores formalizam o registro do acidente. Nesse cenário é imprescindível o trabalho da comissão interna de prevenção de acidentes para verificar essas situações de risco e elaborar planos preventivos.

Portanto, para reduzir esse número elevado de acidentes, o trabalho começa com intensa divulgação das eleições para os servidores. É importante a participação maciça dos trabalhadores, tanto na candidatura, quanto nas votações. A eleição só se torna válida com a participação de 51% dos eleitores. Caso contrário, estende-se o prazo de votação ou convocam-se novas eleições. Para o Diretor de Imprensa e Comunicação, Prof. Donizeti Barbosa, “a administração se esqueceu das CIPAs. desde 2010; agora, com o número alto de registros de acidentes e com a cobrança do Sindicato, o governo resolveu se mexer. A instalação da CIPA é garantia de maior segurança e integridade física para nossos servidores. Agora, auxiliaremos na divulgação das eleições para que, em breve, a comissão comece a atuar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui