Sindicato realiza plenária com palestra voltada aos Diretores

0
478

Membros da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de são Paulo – Fesspmesp –  e da Força Sindical, vieram a Ribeirão Preto para participarem da plenária do mês de maio que aconteceu no auditório da sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão. O principal objetivo do evento foi reforçar a importância de estreitar os laços entre as forças sindicais no estado e estabelecer entre os dirigentes de cada associação o espírito de liderança associado à qualificação de trabalho. A plenária foi aberta pelo Presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues e foi acompanhada por dirigentes e convidados.

Para representar a importância da qualificação e constante reciclagem entre os diretores, o Assessor Executivo da Força Sindical, Hugo Perez, foi o palestrante convidado. Retornar ao passado, precisamente em 1977, foi a estratégia inicial de Perez diante do público: “esse foi o ano em que nasceu a luta sindical”, em referência à grande greve do dia 12 de maio do ano seguinte, 1978. “Sem olhar o passado, não há futuro”, dizia ele. Esse foi o início importante do diálogo que se estendeu por cerca de uma hora, para, assim, traçar um paralelo e analisar o cenário atual com os expectadores. “É preciso saber o que foi feito lá atrás de certo ou errado. Com essas histórias na ‘mão’, é possível refletirmos”. Da abertura passou-se para as táticas de qualificação de dirigentes e militantes de bases. “Cursos preparatórios é o caminho. Liderança se conquista no dia a dia, com qualificação; só assim, eles [dirigentes] poderão ajudar na conquista de mais benefícios para a classe trabalhadora”, enfatizou o palestrante.

Hoje, as Federações e Centrais Sindicais têm papel crucial nessa formação de dirigentes sindicais, tanto dos que atuam na base da categoria como daqueles que são parte das Diretorias. Tanto que a C.T.B. (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) possui um convênio com o CESS – Centro de Estudos Sociais e Sindicais – que oferece cursos de formação regularmente aos membros dos sindicatos filiados à C.T.B., ressaltando, que essa prática comum entre as Centrais, notadamente as que têm um perfil de lutas e classista.  

O Presidente da – Fesspmesp – Aires Ribeiro, destacou que reuniões como essas acontecem uma vez a cada mês com a finalidade de aproximar os trabalhos e trocar experiências com os sindicatos do estado. Criada em 2006, a Federação conta atualmente com mais de 100 entidades filiadas, representando ao todo 110 municípios, entre eles, Ribeirão Preto que tem como coordenado Regional Aparecido Ferreira, conhecido como “Cidinho Boava”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui