Ação do Sindicato promove reflexão sobre o meio ambiente

0
607

A entidade está em parceria com a associação comercial e instalou um EcoPonto para descartar lixo eletrônico. Doações de mudas para reflorestamento urbano e uma palestra sobre as mudanças climáticas também fazem parte da campanha

 

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto em parceria com a Acirp – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – organizou, para esta semana, de 22 ao dia 26 de junho, uma programação especial em prol do meio ambiente. A campanha acontece no mês em que é comemorado o dia mundial do meio ambiente (05 de junho) e conta com distribuição de árvores gratuitamente, serviço de coleta de lixo eletrônico e ainda uma palestra sobre as mudanças climáticas.

 Com o tema da campanha – Mudanças Climáticas… E eu com isso? – a ação espera conscientizar cada cidadão de que atitudes simples no seu dia podem, sim, fazer a diferença no planeta. O Sindicato fixou em sua recepção um EcoPonto onde a comunidade e também as pessoas que frequentam a entidade poderão descartar seus materiais eletrônicos para que estes tenham destinação adequada e não sejam despejados no meio ambiente de qualquer maneira.

“Hoje em dia a tecnologia avança com uma rapidez surpreendente e os produtos eletrônicos que nós compramos perdem sua utilidade na mesma proporção. O grande problema disso tudo é; pra onde vai esse material depois que ele perde sua vida útil? Com esse projeto, queremos conscientizar as pessoas sobre a destinação correta do lixo eletrônico. Por exemplo, não dá para jogar um celular quebrado no lixo doméstico”. Explicou Wagner Rodrigues, Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto.

Durante a semana em que o EcoPonto ficará disponível para a coleta dos materiais, será aceito praticamente todo tipo de material, exceto pilhas, baterias e cartuchos de tinta.

Ao lado do EcoPonto há uma extensão do projeto com doações de mudas à disposição dos interessados que podem escolher qual planta levar para casa. As espécies vão desde árvores frutíferas a árvores de reflorestamento urbano, apropriadas para o plantio nas calçadas. O objetivo é distribuir pelo menos 100 mudas, mas o número poder ser ainda maior, dependendo da demanda. Para levar a muda para casa basta o interessado preencher uma ficha com os dados pessoais. Como explica Josué Lourenço da Silva, Coordenador da Seccional do Meio Ambiente.

 “As mudas vieram do Horto Municipal e estão aqui no sindicato, é só chegar preencher uma ficha bem simples e levar a plantinha pra casa. Temos pé de ameixa, acerola, pitanga; algumas espécies de Callistemon, Ingazeiro e muitas outras. Está tudo aqui na porta do Sindicato, é só chegar e escolher a árvore mais adequada para a sua necessidade. Pode ser para plantar na sua chácara, no seu sítio ou em frente a sua casa”. Disse Josué.

Uma cartilha com orientações sobre o plantio e os cuidados básicos necessários para garantir que a planta cresça de forma saudável também será entregue.

Palestra

A palestrante convidada é a Drª Regina Helena Von Atzingen formada na área de Saúde pela EERP – USP de Ribeirão Preto. Ela falará das recentes mudanças climáticas que ocorreram no mundo e o papel de cada cidadão dentro deste contexto. A palestra acontece às 19:00 desta quinta-feira, 25 de junho, na sede da Acirp – Av. Saudade, 834 – Campos Elíseos.

Para participar da palestra, a enfermeira e Coordenadora da Seccional da Saúde, Débora Alessandra, orienta os interessados a fazerem uma inscrição pelo site do sindicato – www.municipais.org.br.

“A palestra será um momento muito esperado nessa campanha do meio ambiente, então, pedimos para que a pessoa que queira assisti-la, faça a inscrição pelo nosso site, embora a inscrição não seja obrigatória”. Completou Débora. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui