UBM-RP realiza 1º Simpósio em Ribeirão Preto

0
637

A União Brasileira de Mulheres de Ribeirão Preto (UBM-RP) realizou no sábado, dia 12 de março, o 1º Simpósio voltado para as mulheres da cidade. Os debates foram focados no empoderamento da mulher ribeirão-pretana; enfrentamento do preconceito racial; e mais poder às mulheres nos cenários políticos e trabalhistas. O enfrentamento da violência contra a mulher; mais direitos e mais autonomia também foram tratados junto ao ato de comemoração dos 10 anos da Lei Maria da Penha.

Na luta pelos direitos das mulheres, onde a igualdade entre os sexos aponte também para uma sociedade mais justa e socialista, o Simpósio homenageou a ativista e artista plástica Maria Helena de Oliveira (Mestra em Integração da América Latina, com estágio em Havana/Cuba, militante do movimento negro e integrante do Conselho Municipal de Mulheres).

O evento ainda contou com a presença da UNEGRO-RP, Sarau Preto, Casa da Mulher e mais de 50 presentes. Maria Helena discorreu sobre a sua história de luta no enfrentamento do preconceito racial e pelo empoderamento da mulher negra.

“Este Simpósio foi o primeiro de muitos que serão realizados em Ribeirão Preto. Vale lembrar que o dia 8 de março é uma data muito importante, pois remete ao dia Mundial de Lutas das Mulheres. Sabemos que a mídia e esse mundo capitalista em que vivemos tem tentado transformar este dia em uma data consumista, mas nossa luta tem sempre de ser lembrada. Não foi em vão o que as mulheres americanas fizeram no início dessa grande luta.  Ao ser criada esta data a intenção era de realizar, na maioria dos países, conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Sabemos que os avanços foram muitos, porém, as mulheres ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional”, finaliza a representante da UBM-RP e secretária geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (recentemente filiado a Nova Central), Jacira Campelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui