Sindicato promete relacionar lista de problemas traduzidos que a seleção francesa encontrará em Ribeirão Preto

0
553

Abandono, desgoverno e sanguessuga são termos que foram aportuguesados pelo Sindicato, que pretende alertar os franceses.

 

Ribeirão Preto está longe de ser o que a Fifa e a seleção francesa imaginavam para o Mundial. Com buracos, falta de água, ameaça de uma epidemia de dengue, a cidade se tornou “uma terrível fonte de angústia e preocupação”.

 O Sindicato dos Servidores Municipais pretende destrinchar as maiores preocupações sobre o assunto que pode colocar em risco a seleção francesa. Numa cidade onde o governo não tem compromisso com a lei e com a democracia – legado das memoráveis lutas francesas – como esperar que o Governo da cidade honre o compromisso com os franceses. Para honrar compromissos, o Governo precisa do serviço público. A alta temperatura de Ribeirão Preto não deve ser a maior preocupação da seleção da França. Os ribeirãopretanos têm muitos motivos para saírem às ruas para protestar e elevar ainda mais a temperatura da cidade.

O Sindicato pretende enviar para os órgãos de imprensa franceses uma relação dos principais termos traduzidos que poderão ser úteis para a seleção visitante.

Português

Francês

Termo aportuguesado

Desgoverno

désordre

Desgoverne?

Abandono

abandon

Abandone?

Esburacada

cahoteux

Esburacadê?

Insegurança

insécurité

Inseguritê?

Sanguessuga

sangsue

Sanguessuguê?

Filas

files d’attente

Filês?

Descaso

négligence

Descasê?

Prefeita

maire

Quem-ê ?

Desrespeito

manque de respect

Desrespeitê?

Falta de água

manque d’eau

Cadê-aguê ?

 

Sem igualdade, sem liberdade e sem fraternidade, Ribeirão Preto representa um perigo real para a seleção francesa, afirma Sindicato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui