Sindicato envia delegação ao 4º Congresso Estadual da CTB

0
521

Evento acontecerá em São Paulo (SP) e reunirá delegados e dirigentes de entidades sindicais de todo o estado

 

Começa amanhã (24) em São Paulo, capital, o 4º Congresso Estadual da CTB-SP (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), realizado anualmente, que reúne dirigentes de entidades sindicais. O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis se fará presente no ato com 12 representantes.

A Central reunirá nos dias 24 e 25 cerca de 250 delegados e dirigentes sindicais para debater a atual conjuntura política nacional e estadual, aprovar o plano de lutas para o próximo período e a direção que conduzirá a entidade pelos próximos quatro anos.

“O Congresso é um marco importante, pois é onde vamos traçar nossas metas e lutas em defesa da categoria. Lá se reunirão não só servidores públicos, mas trabalhadores de uma maneira geral”, explica a secretária geral do Sindicato, Jacira Campelo.

A conferência terá como base o documento “Democracia e luta em defesa do emprego e dos direitos”, que será apresentado pelo vice-presidente da CTB Nacional, Nivaldo Santana. O jornalista Altamiro Borges também será um dos convidados do evento e apresentará aos presentes uma análise da atual conjuntura política do país.

“O encontro é importante pois é onde traçamos nossas estratégias para o crescimento da classe trabalhadora. É também onde congraçamos e conversamos com nossos colegas a respeito de todas as políticas que serão aplicadas dentro da direção da CTB estadual”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Donizeti Barbosa.

No encontro também será definida nova diretoria da CTB para o estado de São Paulo, a chapa eleita conduzirá a entidade pelos próximos quatro anos. “Estamos indo com uma ampla delegação, a intenção é manter os cargos já alcançados e conquistar novos, mas isso vai surgir de acordo com as construções que serão feitas por lá”, esclarece a secretária geral.

Atualmente o Sindicato possui representantes ocupando três cargos dentro da CTB-SP, Jacira é a 3ª vice-presidente, Donizeti é secretário de comunicação e Elizete Flosino é parte da diretoria executiva da entidade.

De grande importância no contexto regional, o Sindicato do Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis é hoje referência na forma de atuar e conduzir questões ligadas ao funcionalismo público, razão pela qual é também considerado pela CTB-SP fundamental na expansão da luta em prol do trabalhador. “Nós somos um dos maiores sindicatos do interior, com um dos maiores números de associados em todo o país e a nossa importância é estratégica para o crescimento da luta dos trabalhadores dentro do serviço público”, destaca Donizeti.

O Sindicato enviará 12 diretores e coordenadores para acompanhar as discussões e painéis do Congresso, a delegação chega à capital paulista na manhã de sábado, onde permanece até o próximo domingo para o encerramento do evento. “Participar de encontros como este nos dá força para seguirmos em nossa luta contra as medidas impiedosas que o governo tem nos imposto. São tempos difíceis para o trabalhador, mas nós não deixaremos de lutar”, salienta o presidente da entidade, Laerte Carlos Augusto.

 

Dez anos de CTB

Dentro da programação do Congresso, haverá também um momento dedicado a celebração prévia dos 10 anos da CTB em luta e pela defesa de melhores condições para as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros. A data é oficialmente comemorada em 12 de dezembro, mas terá um momento de destaque dentro do evento. “Nós somos parte da CTB desde a sua fundação e já são dez anos trabalhando imbuídos na defesa dos trabalhadores como um todo e no crescimento da Central”, ressalta Jacira.

A CTB é atualmente a 3ª maior central sindical do Brasil e tem em seu quadro mais de 700 entidades filiadas. “Nossa atuação em parceria com a CTB agregou coisas muito positivas à entidade e nosso crescimento é bastante visível. Em Ribeirão Preto nós somos responsáveis pela regional da CTB, cujo papel é congregar os demais sindicatos da região”, coloca secretária-geral.

Em plenária regional realizada recentemente na sede do Sindicato o presidente da CTB-SP, Onofre Gonçalves, destacou a relevância da atuação sindical na nossa região. “Ribeirão Preto é âncora e tem um dos sindicatos mais importantes da CTB. Por conta disso decidimos realizar a plenária na sede do Sindicato, é importante usarmos essa força para discutir um pouco sobre a atual conjuntura, o momento que o país vive e o posicionamento da CTB em relação à isso”, explicou Onofre.

 

ctb1

 

Confira a programação do 4º Congresso da CTB-SP

Dia 24 de junho (sábado)
9h – Abertura do Congresso
9h30 – Eleição da mesa diretora e aprovação do Regimento Interno
12h – Sessão Solene
14h30 – 1º Painel : Análise de Conjuntura – Debatedor: Altamiro Borges (Jornalista, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé e autor de A ditadura da mídia. 2º Painel : Apresentação do documento base do 4º Congresso da CTB ” Democracia e luta em defesa do emprego e dos direitos” – Nivaldo Santana (vice-presidente da CTB Nacional)
17h – Debate e aprovação da Tese Estadual, Balanço da CTB/SP, Plano de Lutas e alterações estatutárias Apresentação: Onofre Gonçalves (presidente CTB/SP) Paulo Nobre (secretário-geral CTB/SP)
20h – Atividade cultural e de confraternização

Dia 25 de junho (domingo)
8h – Abertura do prazo para inscrição de Chapas
9h – Aprovação dos Documentos do Congresso
10h – Encerramento do prazo de inscrição de Chapas
10h30 – Eleição dos Delegados ao 4º Congresso Nacional da CTB
12h – Eleição da Direção e Conselho Fiscal
13h30 – Encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui