Sindicato aumenta representatividade na CTB-SP

0
586

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto aumentou a sua representatividade junto à diretoria da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado de São Paulo (CTB-SP) ao eleger três diretores da entidade para o quadro diretivo da Central.
A Eleição ocorreu no final de semana (8 e 9 de junho), durante o 3º Congresso da CTB-SP, realizado na cidade de Campinas. O Sindicato dos Servidores conseguiu eleger três representantes dos servidores municipais na direção da CTB SP para o mandato de 2013 a 2017.
Pela primeira vez uma mulher é eleita vice-presidente da CTB-SP
Após ser a primeira mulher a assumir a secretaria geral do Sindicato dos Servidores, a diretora, Jacira Campelo, foi eleita vice-presidente da CTB-SP. É a primeira vez que uma mulher assume a vice-presidência da entidade. “Ribeirão Preto é muito forte nos cenários político e sindical, e tem de estar presente em todas as discussões importantes para São Paulo e para o Brasil. Os servidores municipais de Ribeirão também representam uma das maiores categorias do Estado. O fato de ser a primeira mulher a assumir a vice-presidência da CTB-SP é uma honra, mas também é uma grande responsabilidade que vou assumir com muita determinação. As mulheres estão buscando novos espaços e a CTB está aberta para esse cenário”, argumenta Jacira.
Para o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues “a eleição de uma mulher representa um novo marco do sindicalismo na CTB SP, a mulheres trabalhadoras estão cada vez mais diante do cenário político e sindical e isso é fruto do espaço delas já conquistados no mercado de trabalho. Todos os sindicatos deveriam buscar a integração nas direções dos jovens e das mulheres”.
Donizete Barbosa assume a Secretaria de Comunicação
O coordenador da Seccional da Educação e diretor do Departamento de Comunicação do Sindicato, Donizeti Aparecido Barbosa, foi eleito diretor de Comunicação e Imprensa da CTB SP. “Quem não se comunica se trumbica, já dizia o Velho Guerreiro, Chacrinha, um dos maiores comunicadores que a televisão brasileira já conheceu. E, não é de hoje que o Departamento de Imprensa do SSM é reconhecido dentro da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – não só pelos materiais produzidos para os trabalhadores dos serviços públicos municipais, mas também pela utilização das diferentes linguagens midiáticas com o intuito de manter a classe trabalhadora bem informada sobre as lutas sindicais e todos os acontecimentos relevantes mais gerais que mexem com a vida do povo brasileiro. Assim, a idéia é implantar esse trabalho a nível estadual e colaborar efetivamente para elevar o patamar das lutas da classe trabalhadora em nosso estado”, assevera o Prof. Donizeti Barbosa.
“O papel do novo secretário de Comunicação e Imprensa da CTB, Donizeti Barbosa, será importantíssimo para mostrar ao estado o trabalho e a atuação política de nossa central. Outro desafio está em arregimentar nossos dirigentes sindicais através das informações rápidas e objetivas, pois devemos lembrar que esse mundo globalizado está cada vez mais estruturado através das redes sociais, porém não podemos esquecer-nos do bom e velho jornal”, afirma o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues.
Mulheres em destaque
Além de conquistar espaços na direção da CTB-SP, a direção do Sindicato elegeu a coordenadora da Seccional do IPM, Elizete Flosino, para fazer parte da direção plena da central.
“Com a minha eleição para a diretoria plena da CTB, a Central atingiu a cota de 30% de mulheres no quadro diretivo, o que é muito importante na luta pelo reconhecimento das mulheres em postos de direção. Quero levar para a Central a experiência que tenho em trabalhar com os aposentados em Ribeirão Preto. Quero também buscar novos conhecimentos junto aos companheiros em São Paulo e aplicá-los em Ribeirão. Fazer parte dessa Central que está em vertiginosa ascensão é gratificante”, fala Elizete Flosino.
Congresso da CTB SP é o maior da história.
O congresso da CTB-SP realizado em Campinas, nos dia 8 e 9 de junho, contou com a participação de mais de 230 delegados e delegadas de todo o estado de São Paulo. A delegação de Ribeirão Preto participou ativamente dos trabalhos do congresso, e na oportunidade da votação fez a indicação de incluir um percentual para juventude na composição da chapa vencedora. Ribeirão Preto participou com 22 delegados, sendo considerada a segunda maior delegação do congresso.
Wagner Rodrigues deixa a Secretaria Geral
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Wagner Rodrigues, deixou a Secretaria Geral da CTB-SP, terminando uma gestão vitoriosa de 2009 a 2013. “Nosso papel político e sindical proposto desde o inicio da CTB-SP, quando assumimos a vice presidência e depois com a Secretaria Geral, era de colocar a CTB no centro das discussões políticas dos trabalhadores e trabalhadoras no estado de São Paulo. Acredito que o nosso desafio está em entender o debate político e enfrentar com idéias propositivas o governo do estado, pois o mesmo é insuficiente para melhores condições de vida para os nossos trabalhadores” afirmou Wagner Rodrigues, secretario geral na gestão 2009 a 2013.
O Presidente Wagner Rodrigues que foi eleito recentemente para a direção nacional da CSPB – Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, acompanhará as decisões dos assuntos dos servidores públicos no Congresso Nacional. “Tenho a certeza que nossa fase na CTB-SP foi profícua e agora temos uma responsabilidade de levar as discussões das trabalhadoras e trabalhadores públicos a nível nacional”, finaliza Wagner.
Veja mais fotos do 3º Congresso da CTB-SP na galeria de fotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui