Nota de Falecimento – Presidente Laerte Carlos Augusto

21
9365

Como reflexo direto da inaceitável omissão do Governo Federal em se empenhar para que o maior número de brasileiros recebesse, no menor prazo possível, a vacina contra a Covid-19, é com o mais extremo pesar que a Diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis comunica que às mais de 450 mil mortes de brasileiros pela doença, soma-se o óbito ocorrido no início da madrugada deste sábado, 29 de maio, do presidente da nossa entidade, o companheiro Laerte Carlos Augusto, de 57 anos.

No mês de maio, que se revela até aqui o mês mais mortal para a Nação no curso desta pandemia, o Sindicato conquistou em definitivo a suspensão das aulas presenciais até que todos os profissionais da educação estejam integralmente vacinados, vitória que abre caminho para novas lutas em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores da nossa categoria e para frear o avanço do coronavírus, totalmente descontrolado em Ribeirão Preto. Mas no mesmo mês, na mesma semana, a perda irreparável do companheiro Laerte representa o momento mais triste nos 33 anos de história da nossa entidade.

Diante desta perda irreparável, que deve servir no mínimo para que as autoridades municipais redobrem a prudência e ampliem o alcance das medidas de isolamento diante da gravíssima crise sanitária que se releva com recorde de mortes e alta em internações,  o companheiro Valdir Avelino, novo presidente do Sindicato, declara luto oficial da entidade por três dias.

Lutou Bravamente

A luta intensa do companheiro Laerte Carlos Augusto teve início no dia 7 de maio quando após sentir alguns sintomas do que parecia ser uma gripe foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Treze de Maio e realizou o teste para a Covid.

Muito responsável e preocupado com o cenário e ainda que sem a confirmação da doença, Laerte se manteve em isolamento para preservar a saúde dos demais diretores e dos funcionários da entidade. A confirmação da Covid se deu na quarta-feira, dia 12 de maio.

Com uma piora significativa no quadro de saúde, no dia 14 de maio o presidente da nossa entidade teve de ser internado no Hospital Beneficência Portuguesa.  Os primeiros dias subsequentes à internação foram de aparente estabilidade no quadro clínico.

Porém, no decorrer da semana que se iniciou no dia 17, o quadro do companheiro Laerte sofreu sérias alterações e o presidente teve de ser intubado (Quando um paciente internado com covid-19 evolui para um quadro de insuficiência respiratória hipoxêmica grave, ou seja, quando perde a capacidade de fazer a oxigenação adequada e não consegue mais respirar sozinho) no dia 20 de maio.

Acostumado a travar diversas lutas em prol da classe trabalhadora, na última semana Laerte travou a maior e a última batalha de sua vida! No entanto, apesar de tanto esforço, nosso companheiro foi mais uma vítima, na madrugada de hoje (29), desta nefasta doença que já ceifou a vida de milhões de pessoas no mundo e centena de milhares de pessoas no Brasil.

Dedicação na Luta contra a Covid-19

Desde o surgimento da pandemia da COVID-19, até receber o diagnóstico da enfermidade, o companheiro Laerte esteve à frente da nossa entidade conduzindo não apenas a luta pelos direitos e anseios da categoria, mas também o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional.

Foram diversos ofícios encaminhados ao Governo Municipal alertando da gravidade da pandemia em Ribeirão Preto e da necessidade de se respaldar a vida dos trabalhadores. Neste mais de um ano de pandemia, não teve um só dia de afastamento do companheiro Laerte da luta dos servidores no município por qualidade e valorização no serviço público e pela vida.

Uma Vida dedicada ao funcionalismo

Aos 57 anos de idade, e quase 30 anos de função exercida no funcionalismo municipal, Laerte Carlos Augusto tem um histórico de praticamente uma vida toda dedicada ao serviço público. Antes de ingressar na prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, onde exerceu a função de motorista da Secretaria de Infraestrutura, Laerte passou pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, realizando a mesma função.

Servidor e Dirigente Sindical

A história do servidor público municipal Laerte Carlos Augusto se funde com a história do dirigente sindical Laerte Carlos Augusto no ano de 2004. Diante de sua atuação sempre muito incisiva na defesa dos direitos trabalhistas em sua base de trabalho, a Infraestrutura, Laerte ganhou reconhecimento e notoriedade entre os companheiros de profissão. A luta dentro de uma única Secretaria se tornou pequena diante da vontade de Laerte em defender o servidor público e, principalmente, o Serviço Público de Qualidade!

Liderança Marcante

Laerte chegou ao Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis em 2004, como coordenador da seccional da Infraestrutura. Diante da luta e de sua liderança marcante, rapidamente ganhou espaço e tornou-se 1º vice-presidente da entidade. Em 2016 assumiu o comando do Sindicato. Em 2020 foi reeleito e estava há pouco mais de um ano como presidente da nova gestão, que vai até o ano de 2024.

Esposo, Pai, Avô e Amigo

O companheiro Laerte Carlos Augusto deixa um legado não só na luta sindical e no funcionalismo. Aos 57 anos o esposo, pai, avô e amigo Laerte deixa um lastro de companheirismo, amizade e dedicação. Laerte deixa esposa, filhos, netos, irmãos e muitos amigos.

O Sindicato dos Servidores Municipais/RPGP presta suas condolências e expressa toda a solidariedade e apoio aos familiares e ressalta que a luta do companheiro Laerte Carlos Augusto por um serviço público de qualidade e valorizado não será em vão.

Ribeirão Preto, 29 de maio de 2021

Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis

21 COMENTÁRIOS

  1. O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Salto de Pirapora, juntamente com familiares, amigos e companheiros se encontra enlutado pela perda do Amigo Laerte . Deus o acolha em seus braços e conforte o coração de todos. Vai em Paz amigo.

  2. Poxa vida que tristeza , que Deus com sua infinita bondade possa confortar os corações de familiares, amigos e companheiros de militância…

  3. Siga em paz e na luz!Gratidão pelas lutas constantes e diárias pela nossa categoria.,sempre com tanta cordialidade e compassividade!Aos familiares e amigos minhas preces e sentimentos ,na certeza que a partir de hoje teremos mais uma estrela brilhando no céu!Descanse em paz !

  4. Meus pêsames à toda familia é amigos .que Deus conforte à todos ele virou uma estrelinha la no ceu vai olhar por todos .

  5. Que notícia triste meus sentimentos a família e a todos companheiros que Deus conforte o coração de todos ele sempre foi incansável na luta pelos servidores municipais e pelo funcionalismo público sempre a frente enfrentando grandes batalhas descanse em paz amigo que Deus o receba na sua luz divina!

  6. MEUS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES!
    QUE DEUS ACOLHA O LAERTE EM UM BOM LUGAR NO PARAÍSO.
    DESCANSE EM PAZ. OBRIGADA PELA LUTA POR
    CADA SERVIDOR!

  7. DESCANSE EM PAZ,SUA MISSAO AQUI NA TERRA,FOI CUMPRIDA.LUTOU MUITO PELOS DIREITOS DOS TRABALHADORES.JESUS TE RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS.MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA E AMIGOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui