Diretor do Sindicato encerra SIPAT com palestra sobre CAT

0
691

Terminou nesta sexta-feira 24, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – promovida pela Secretaria de Infraestrutura e Coordenadoria de Limpeza Urbana de Ribeirão Preto. A SIPAT contou com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e teve inicio na segunda-feira (20). Durante os cinco dias, os servidores participaram de diversas atividades e palestras sobre acidentes de trabalho. Para o encerramento do evento, os trabalhadores participaram de uma palestra com Gaspar Marcelino, Diretor do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho do Sindicato.

O tema levado pelo Diretor até os trabalhadores foi o CAT – Comunicações de Acidentes de Trabalho. Assunto que despertou o interesse de todos os servidores durante a palestra. Muitos trabalhadores aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema. “Nós mostramos para os servidores a importância desse documento, só através dele que o trabalhador pode provar que o acidente aconteceu realmente no ambiente de trabalho. Nós recebemos muitos casos no Sindicato de pessoas que não fizeram o CAT e simplesmente se afastaram de suas funções, mas na hora de aposentar acabam aposentando com metade do salário por que não conseguem provar o acidente de trabalho por falta do CAT”, comentou o diretor durante sua palestra.

Marcelino também elogiou o trabalho de todos os que estiveram envolvidos na realização desta SIPAT e destacou que essa iniciativa, apesar de ser uma determinação do Ministério do Trabalho, ainda não recebe a devida importância por parte do governo. “Essa semana de prevenção de acidentes deveria acontecer também em outros lugares onde existe o trabalho da CIPA, mas pelo o que eu sei isso não está acontecendo e muitos trabalhadores estão deixando de receber as informações que vocês receberam ao longo desta semana”, completou Marcelino. 

Cartilhas com instruções completas sobre o CAT foram distribuídas para todos que participaram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui