CTB Ribeirão participa de ato da Agenda Unitária em Brasília

0
424

A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, da Regional Ribeirão Preto, marcou presença em Brasília, na última quarta-feira, dia 6 de julho, no lançamento da Jornada Nacional de Lutas em defesa da Agenda Unitária da Classe Trabalhadora. Os organizadores estimaram que mais de 10 mil trabalhadores participaram do ato na capital federal.
“Os trabalhadores mais uma vez estão mostrando força. Esse é o primeiro passo. No dia 3 de agosto, em São Paulo, vamos realizar um ato ainda maior e a CTB será mais uma vez protagonista”, disse Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP.
“Definimos uma pauta na Conclat, realizada ano passado. Essa Agenda Unitária surgiu do desejo dos trabalhadores e agora vamos cobrar dos nossos governantes que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas. As Centrais definiram por essa união e acredito que essa união é muito importante. Estamos juntos na luta pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários e pelo fim do fato previdenciário”, destacou Wagner Rodrigues, secretário geral da CTB-SP.
Agenda Unitária vai movimentar os trabalhadores de todo o Brasil até agosto
Além da redução da jornada de 44 para 40h sem redução de salários, a Agenda Unitária inclui ainda a regulamentação da terceirização, o fim do fator previdenciário, a atualização dos índices de produtividade do campo, a reforma agrária e a ratificação de convenções da OIT, entre outros pontos.
Para Wagner Gomes presidente nacional da CTB, unidade dos trabalhadores resultará em novos avanços. Gomes destacou que o ato foi além das expectativas das centrais. “Foi uma manifestação muito positiva, tanto pela quantidade de pessoas quanto pela presença da CTB, de nossa militância e dos movimentos sociais”, afirmou.
Eduardo Navarro, secretário de Imprensa e Comunicação da CTB, seguiu pela mesma linha. Ele destacou o ato político realizado e sua representatividade. “Obtivemos um compromisso de diversos partidos, no sentido de colocar nossa pauta em discussão no Congresso e obter mais avanços para a classe trabalhadora”, comentou.
Os manifestantes das cinco centrais e dos movimentos sociais saíram da Catedral de Brasília e seguiram para o prédio anexo da Câmara dos Deputados. Não houve registros de quaisquer incidentes durante a passeata.
As lideranças destacaram que o ato desta quarta-feira foi apenas o primeiro de uma série que ocorrerá nas próximas semanas, com destaque para o ato nacional de 3 de agosto, em São Paulo, quando as centrais pretendem reunir cem mil manifestantes.

Na foto – Dirigentes da CTB Regional Ribeirão Preto e lideranças da Central em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui