CTB participará do Ato de Solidariedade em Havan, Cuba.

0
578

Mais de mil dirigentes sindicais e de organizações sociais de dezenas de países participarão no dia 2 de maio, em Havana, do Encontro de Solidariedade com Cuba, segundo informações dos organizadores aos meios de comunicação. A CTB será representada por seu presidente, Wagner Gomes, que um dia antes também acompanhará os festejos pelo Dia Internacional do Trabalhador.

Durante o ato de 2 de maio, serão transmitidas experiências de solidariedade e abordados os preparativos do 20º Congresso da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC). O encontro representará um espaço para render homenagem ao recentemente falecido presidente da Venezuela Hugo Chávez, assim como para respaldar a Revolução Bolivariana que ele liderou.

Segundo Raymundo Navarro, dirigente da CTC, será exibido um documentário com exemplos de como os trabalhadores cubanos enfrentam o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha durante mais de meio século. Está prevista também uma intervenção da presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Kenia Serrano, que dará detalhes sobre a solidariedade internacional coo o país caribenho, assinalou.

Kenia Serrano também exporá aos líderes sindicais e ativistas sociais presentes no foro a situação atual da luta mundial pela liberdade dos cinco antiterroristas cubanos condenados nos Estados Unidos.

Para Wagner Gomes, a ida a Cuba será importante para que todo o movimento sindical internacional reafirme seu apoio ao país, que há mais de 50 anos sofre com o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. “O internacionalismo classista faz parte do DNA da CTB. Os trabalhadores de Cuba são nossos irmãos. Sempre haverá um representante da nossa Central presente quando formos chamados a prestar nossa solidariedade”, afirmou.

Com informações da Agência Prensa Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui