Sindicato dos Servidores: 32 anos de lutas e desafios

0
67

Laerte Carlos Augusto – Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis celebrou ontem, dia 06 de outubro, 32 anos de sua fundação e de atividades ininterruptas. Há mais de três décadas enfrentando grandes desafios, que implicam em ações sindicais nas ruas, nos locais de trabalho, na Justiça, no Executivo e no Parlamento, o Sindicato dos Servidores sempre esteve a frente da grande empreitada em defesa do serviço público e dos interesses fundamentais dos trabalhadores representados.

Nosso Sindicato é uma entidade plural e altamente representativa, comprometida com a democracia, com o desenvolvimento, com a valorização do trabalho e com grandes causas nacionais e populares. Fruto desta formação, o Sindicato dos Servidores sempre esteve a frente do combate sem tréguas às forças e governos que ameaçam os direitos e anseios dos trabalhadores e do povo.

Nos últimos anos, o nosso Sindicato desenvolveu-se, aperfeiçoou o que precisava ser aperfeiçoado, tornou-se ainda mais amplo, plural e democrático e com isso atingiu o seu mais elevado índice de sindicalização, atuando incansavelmente no curso dos acontecimentos, na intensa luta pelo respeito aos direitos dos trabalhadores. Nestes episódios – alguns deles os maiores da história do sindicalismo local – exerceu influência, deixou sua marca e deles extraiu rico aprendizado.

Aprendizado que será vital para interpretar o momento que vivemos e atuar para transformá-lo positivamente. Em 32 anos de existência, nunca fomos meros espectadores das crises e das armadilhas nas quais os governantes sempre insistem em nos lançar. Também não seremos expectadores hoje, quando a população se prepara para eleger novos prefeitos e prefeitas, que terão de lidar com desafios inéditos e complexos, agravados com a crise imposta pela pandemia e pela falta de compromisso com o serviço público municipal e seus trabalhadores.

É justamente neste momento que o Sindicato dos Servidores Municipais celebra seu 32º aniversário colocando no centro de sua ação sindical o combate enérgico e inconciliável a projetos de governos cuja continuidade acarretará numa crise social ainda mais devastadora, tornando ainda mais penosas as condições de vida e de trabalho da esmagadora maioria dos servidores e trabalhadores públicos municipais.

No percurso histórico do nosso Sindicato uma constante é estar o tempo todo ao lado do trabalhador e da trabalhadora que tão bem e fielmente representamos. Nessa condição, quando nossa entidade comemora seus 32 anos de lutas, desafios e conquistas, a direção do nosso Sindicato vê-se diante da responsabilidade de combinar a ação imediata contra uma série de ameaças que já atingem ou pairam sobre os trabalhadores com grande esforço no terreno institucional para derrotar as forças do atraso que ameaçam, não apenas os servidores, mas a existência do serviço público – pilar da verdadeira democracia e da efetiva justiça social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui