Solenidade marca 25 anos do Sindicato com homenagem a servidores

0
715

Uma grande solenidade com a presença de trabalhadores, representantes do movimento sindical, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de entidades representativas da sociedade civil e imprensa. Foi assim o ato realizado na noite desta quinta-feira, dia 24, no salão nobre da ACIRP- Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, para marcar o aniversário de 25 anos de fundação do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis.

A solenidade foi aberta com a apresentação do Coral Aquarela, que cantou os hinos Nacional e de Ribeirão Preto. Em seguida, o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues, fez uma saudação inicial a todos os presentes. O vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio, que é servidor municipal da área da Saúde, discursou em seguida e destacou o papel dos servidores municipais e do Sindicato. “Quando eu era vereador, dizia que antes de vereador eu era servidor municipal. Agora como vice-prefeito, digo a mesma coisa, sou servidor municipal e vou me aposentar como servidor”, disse. O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, vereador Cícero Gomes da Silva-, também servidor municipal como professor da rede municipal de ensino fez o uso da palavra na sequência. Cícero ressaltou as lutas e as conquistas do Sindicato nos últimos anos, além de enaltecer a importância dos trabalhadores na construção da cidade. “A categoria está muito bem representada por essa diretoria que não mede esforços em trabalhar em prol dos servidores. Acompanhamos e lutamos juntos na Câmara Municipal”, falou. Além deles, compuseram a mesa de trabalhos representantes das Prefeituras e Câmara Municipal de Guatapará e Pradópolis, da OAB, do CPM e da Associação dos Servidores Municipais.

CERTIFICADO

Em seguida, dois diretores do Sindicato foram chamados para representar toda a diretoria Atuante e receber das mãos do presidente Wagner Rodrigues, o Certificado de Mérito Especial “em reconhecimento às relevantes contribuições na luta sindical, nesses 25 anos de existência do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis”. Os homens foram representados pelo vice-presidente e vereador André Luis da Silva, e as mulheres pela diretora da Seccional do IPM, Odila Barbetti.

PLACA DE HOMENAGEM

Várias são e foram as pessoas que contribuíram na trajetória do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis nesses 25 anos. São mulheres e homens que dedicaram parte de suas vidas na luta e defesa do trabalhador. Pessoas, algumas quase que anonimato, que contribuíram e contribuem pelo crescimento de nossa cidade. Infelizmente, algumas dessas pessoas não estão mais entre nós, mas deixaram suas marcas nesse legado de lutas. A categoria de servidores municipais, contando trabalhadores da ativa e aposentados, é formada por cerca de 11 mil trabalhadores, a grande maioria digna de homenagens. Dessa forma seria uma missão quase impossível reunir todas essas pessoas para serem homenageadas, 

Uma maneira encontrada pela direção do Sindicato e pela comissão que organiza esse evento foi selecionar algumas dessas pessoas ou seus representantes para receberem uma singela homenagem -, e assim representar seus companheiros de categoria. Alguns homenageados informaram que não poderiam comparecer por motivos de saúde e outros por compromissos profissionais, mas a grande maioria esteve presente e recebeu a placa de homenagem.

HOMENAGEADOS: Nélio Rezende Cardoso; Sinval Avelino dos Santos; Maria José Bistafa Pereira; (IN MEMORIAN) Antônio Benedito Nunes de Oliveira (Tornado); Mário Vieira Sampaio Filho (Marinho Sampaio); (IN MEMORIAN) Nelson Miranda da Silva; Mauro Roberto de Souza; Leopoldo Paulino; Teresa Cristina da Costa Freitas; Thirso Cruz; João Cardoso dos Santos; (IN MEMORIAN) Milton Pereira; Airton da Silva Neves; (IN MEMORIAN) Regina Lúcia Balieiro Moço Castro; (IN MEMORIAN) Wadih Sélio Cintra; Maria Regina Rodrigues de Almeida; Valter Ribeiro; Arnaldo Sebastião Marques; Antônio Carlos Rodrigues de Almeida; Marcelo Vieira Ramos; Cícero Gomes da Silva; (IN MEMORIAN) Luiz Camões Bezerra; (IN MEMORIAN) Amilcar José Papa; Maria Aparecida Neves Friedrichi; Nadir Fabris Moreira; Mauro Benedito; Maria Antônia Matias de Abreu; Arlete Curi de Barros; Pedro de Souza Brito; Manoel Saraiva; Alexandre Pastova; Nelson Barbosa da Silva; Antônio Carlos Morandini; (IN MEMORIAN) Nazareno Ciavata; e José Marcos Francisco.

MEMÓRIA

No final da solenidade, o presidente Wagner Rodrigues, fez um balanço dos 25 anos do Sindicato, desde a sua fundação, com a presidência de Valter Ribeiro, quando foi vivida a fase pós Constituição de 1988, uma vez que Ribeiro fundou o Sindicato um dia após a sua promulgação; do período das dificuldades da política neoliberal instaladas pelos governos tentando tirar direitos dos trabalhadores e a luta do então presidente Nelson Barbosa, e o período da Diretoria Atuante, sob sua presidência, destacando a importância de cada uma dessas diretorias.

Wagner também disse que um dos projetos será preservar e destacar as histórias de luta do Sindicato, por meios de livros e revistas. O servidor foi convidado a escrever suas histórias e colocá-las em uma cápsula do tempo que será fechada no dia 6 de outubro de 2014 e reaberta no dia 6 de outubro de 2039.

Outro ponto marcante do discurso de Wagner foi quando ele anunciou que os prédios do Sindicato serão unidos e se tornará o Palácio do Trabalhador. “Nossa diretoria gosta de homenagear as pessoas ainda vivas. Fizemos isso com a Farmácia do Servidor José Victor Nonino, e o Dr. Nonino foi lá cortar a fita ao lado dos familiares. Vamos fazer isso no Palácio do Trabalhador, que levará o nome de Valter Ribeiro, e quero que o Valter vá com seus familiares cortar a fita de inauguração”.

Veja mais fotos da Solenidade de 25 Anos do Sindicato na galeria de imagens. Clique aqui 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui