Sindicato também participa da mobilização mundial em favor do Novembro Azul

0
725

Época de falar sobre a saúde do homem, o mês de novembro já virou sinônimo de ações voltadas a prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Pensando no trabalhador, o Sindicato dos Servidores Municipais anualmente se mobiliza e também entra na corrente em favor da vida promovida pela campanha mundial “Novembro Azul”.

Os dados sobre a doença são alarmantes, segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima-se que em 2018 o Brasil registrará cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata, que é o tipo mais frequente nos homens. A ideia do Sindicato ao mobilizar-se em favor do tema é abrir espaço para discussões acerca da saúde do homem e debater questões que nem sempre são lembradas todos os dias.

“O câncer de próstata é um assunto bastante sério e preocupante, é uma doença silenciosa que muitas vezes quando é descoberta já está em estágio avançado. É importante que o homem converse com o médico sobre a própria saúde, que realize exames regularmente e se atente aos sintomas. Prevenção é sempre o melhor caminho”, afirma o presidente da entidade, Laerte Carlos Augusto.

Matéria (3)_2

Para falar sobre o tema de forma aberta o Sindicato elaborou uma cartilha esclarecendo a doença, os sintomas, fatores de risco, o tratamento. Falando também sobre situações que ainda são tratadas com preconceito como o exame de toque e também a vida sexual do homem durante e após a doença.

“Além de todas as informações relacionadas a doença, nós listamos no material produzido uma série de direitos que o paciente com câncer tem e a grande maioria das pessoas não sabe, como prioridade no sistema judiciário, isenção do Imposto de Renda, saque do Pis/Pasep e também do FGTS, entre outros”, explica Valdir Avelino, diretor do Sindicato. Outro direito garantido ao paciente de qualquer que seja a especialidade médica é o de receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre o próprio diagnóstico e todas as etapas do tratamento.

A cartilha está disponível na recepção da entidade, onde o servidor pode passar e pegar a sua e também levar para amigos e familiares. Compartilhar informação sobre saúde é sempre uma boa ideia, principalmente sobre um tema tão sério.

Para ler na íntegra no cartilha clique no link abaixo.

Cartilha Novembro Azul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui