Sindicato participa de Conferência Municipal de Cultura

0
108

O Sindicato dos Servidores Municipais participou no sábado, dia 3 de agosto, da 3ª Conferência Municipal de Cultura, que foi realizada nos Estúdios Kaiser de Cinema.
O tema da conferência foi ‘Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura’ e os debates ficaram focados em quatro eixos; Implementação do Sistema Nacional e Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento.
“Temos que criar um Sistema Nacional de Cultura – SNC, a exemplo do que já ocorre na Educação e na Assistência Social. Com a criação desse sistema, haverá a garantia de 2% do orçamento público para aplicação exclusiva em projetos culturais, o que ampliará e facilitará a implementação de novos projetos, notadamente junto às camadas populares, que hoje têm menos acesso às artes e à cultura. Além disso, ao investir novos recursos, os municípios poderão transformar as escolas em verdadeiros centros culturais, valorizando sobremaneira a educação e a cultura como formas de expressão da vida do nosso povo”, salienta o prof. Donizeti Barbosa, diretor da Seccional da Educação, do Sindicato.
“Falar em Cultura é falar em investimento financeiro. Investe-se bem em Saúde, Educação, e tem que investir mesmo, mas o que é destinado a Cultura ainda é muito pouco. O bom é que os movimentos culturais têm mostrado força de vontade e muito jogo de cintura para produzirem cultura no nosso país. A conferência é muito importante, pois vai nortear as discussões futuras sobre o assunto”, diz o vereador e vice-presidente do Sindicato, André Luiz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui