Sindicato participa da CEE das 30 Horas na Saúde

0
500

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto participou na tarde de terça-feira, dia 13 de dezembro, da primeira reunião da Comissão Especial de Estudo da Câmara Municipal que analisa a implantação da carga horária de 30 horas semanais na Saúde. O presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues, foi o primeiro a ser ouvido pela Comissão que é presidida pelo vereador André Luiz. “Mostrei para a Comissão a importância de colocar em prática a carga horária de 30 horas semanais na Saúde, pois sabemos que nossos trabalhadores vivem hoje numa pressão muito forte. É muito trabalho, muita cobrança, e sem contar que um erro destes profissionais pode se tornar uma tragédia. A implantação desta carga horária seria muito bom para os servidores, que teriam mais tempo para se qualificarem e para suas famílias. Mas seria muito bom para a sociedade que utiliza a saúde pública, pois os servidores estariam mais qualificados, mais satisfeitos e, consequentemente, produziriam melhor e com mais qualidade. Nossa saúde é muito boa, mas ficaria ainda melhor”, fala o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues. Uma das preocupações dos membros da Comissão de Estudo seria quanto ao horário de atendimento à população. “O povo não seria prejudicado em nada. Pelo contrário. Criaríamos dois turnos de seis horas e assim ampliaríamos os atendimentos”, diz Wagner. O Vereador André Luiz questionou o presidente do Sindicato sobre acidentes de trabalho na saúde. “Depois de seis horas trabalhando direto, uma pesquisa mostrou que o trabalhador fica mais suscetível ao erro involuntário. Nós sabemos que o servidor da saúde não pode errar, pois ele está lidando com vidas. Temos que implantar as 30 horas na Saúde para todos os servidores. O presidente do Sindicato ainda colocou para a Comissão exemplos bem sucedidos de cidades que implantaram a carga horária. “Várias cidades implantaram as 30 horas e hoje trabalham com qualidade no atendimento”, comenta Wagner. A vereadora Gláucia Berenice que faz parte da Comissão questionou o presidente do Sindicato sobra o impacto que a implantação das 30 horas representaria para os cofres do município. “Minha pergunta foi feita, pois sabemos que tudo que envolve dinheiro é mais complicado. Mas o presidente do Sindicato me convenceu de que uma gestão mais efetiva e organizada na saúde poderia resolver o problema. É claro que teria de ter recursos financeiros, mas isso não é gasto e sim investimento”, resume a vereadora. Mesmo não fazendo parte da Comissão Especial de Estudo, os vereadores Jorge Parada e Bertinho Scandiuzzi acompanharam os debates. “Foi muito bom ouvir as colocações do presidente do Sindicato sobre a importância da implantação da carga horária de 30 horas semanais na saúde de Ribeirão, pois saio convencido de que está carga horária vai beneficiar os servidores e a população de nossa cidade”, comenta Bertinho Scandiuzzi.
“O próximo passo da Comissão será ouvir o Secretário da Saúde, Stênio Miranda, e buscar informações de cidades que implantaram a jornada”, finaliza o presidente da Comissão, André Luiz.
A implantação da jornada de trabalho de 30 horas semanais na saúde também está sendo discutida nacionalmente durante a 14ª Conferência Nacional da Saúde, realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui