Secretária Geral do nosso Sindicato participa do 4° Conselho Nacional realizado pela CTB

0
339

A secretária geral do nosso Sindicato, Jacira Campelo, que também ocupa a vice-presidência da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-SP) está na comitiva de São Paulo que participa do 4º Conselho Nacional, com o tema “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Valorização do Trabalho”, que teve início nesta quarta-feira (08) e acontece até o dia 10, em Belém – Pará.

O evento, realizado na capital paraense, reúne líderes sindicais, políticos, e representantes de diversas categorias para debater temas cruciais, como o combate às privatizações, a crise climática e o papel do movimento social e sindical diante dos desafios do Brasil.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, além do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo e outros importantes líderes sindicais e políticos.

O 4º Conselho Nacional da CTB é um evento de importância significativa para o sindicalismo brasileiro e para a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, reafirmando o compromisso da CTB com a causa da classe trabalhadora.

“É um evento importantíssimo. Tudo o que defendemos, como a democracia, o desenvolvimento, a sustentabilidade e a valorização do trabalho, serão debatidos nestes dias. Diretrizes importantes serão tiradas deste Conselho para que possamos fortalecer a luta da classe trabalhadora e do povo brasileiro”, ressalta a secretária geral do Sindicato e vice-presidente da CTB-SP, Jacira Campelo.

Confira a programação completa do 4° Conselho Nacional da CTB:

DIA 08 DE NOVEMBRO DE 2023 – QUARTA-FEIRA

15h – Credenciamento

18h – Abertura: Palestra:  Desafios e Perspectivas da Amazônia para o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável no contexto da COP 30

Palestrante: Helder Barbalho – Governador do Estado do Pará e Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal

Saudações

Adilson Araújo – Presidente Nacional da CTB

Saudações das Centrais Sindicais

Saudação de Partidos e Movimentos Sociais

Prefeito de Belém

DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2023 – QUINTA-FEIRA

09h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

09h30 – Apresentação do documento do 4º Conselho Nacional da CTB “DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE E TRABALHO VALORIZADO”

10h – PAINEL 1: AMAZÔNIA VIVA – BIOECONOMIA, EMPREGOS VERDES, RENDA E GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS – Prof. Dr. GILMAR PEREIRA DA SILVA, Vice-Reitor da Universidade Federal do Pará,  Pedagogo, Doutor em Educação pela UFRN, Especialista em História da Amazônia (UFPA), experiência na área de Politicas Públicas, ênfase em Trabalho e Educação do Campo, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Regional. – EVERSON COSTA, Supervisor Técnico do Dieese-PA e Especialista em Economia pela UFPA.

11h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho

12h30 – Almoço

14h – PAINEL 2: –  AMAZÔNIA VIVA – BIODIVERSIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROTEÇÃO DOS POVOS E TERRITÓRIOS

– Prof. Dr. NORBERT FENZL, doutorado em Hidrogeologia – Ciências Ambientais pela Universidade de Viena e pós-doutorado pela Universidade Técnica de Viena, pesquisador e professor Titular da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA ; —

– JORGE PANZERA, Presidente do PcdoBa Pará e presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará/IOEPA

15h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho

17h – PAINEL 3: AÇÃO GLOBAL EM DEFESA DO TRABALHO DECENTE E DA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO

– ROSÂNGELA SILVA RASSY, Diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

– PAULO CÉSAR SARMENTO GAYA, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará – SRTEPA, Administrador de Empresas e Especialista em Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda.

18h30 – Encerramento dos trabalhos do dia

10 de novembro de 2023 – SEXTA-FEIRA

09h – PAINEL 4: A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES E O NOVO CICLO DESENVOLVIMENTISTA

10h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho

14h – PAINEL 5: BALANÇO E ATUALIDADE DO MOVIMENTO SINDICAL BRASILEIRO / ORGANIZAÇÃO SINDICAL E VALORIZAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA

15h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho

17h – Apreciação da Proposta de Resolução

18h – Encerramento 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui