Novembro Azul: Sindicato distribui cartilha informativa sobre Câncer de Próstata

0
1139

Novembro é o mês em que o mundo todo se volta para a atenção e cuidado da saúde do homem, através da campanha Novembro Azul a sociedade se mobiliza para conscientizar e informar o coletivo acerca das doenças que podem se abater sobre a população masculina, principalmente o câncer de próstata. Há mais uma década a campanha foi incorporada ao calendário permanente de ações do Sindicato dos Servidores Municipais e com isso a entidade tem se empenhado em difundir dados importantes e desmitificar tabus sobre essas questões.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele, e segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que em 2021 surjam no país cerca de 65.840 novos casos da doença. Com números tão altos é importante que cada vez mais homens e mulheres se sintam confortáveis para falar sobre esse assunto, para procurar ajuda e também se conscientizem da gravidade da doença.

Para abordar de forma mais profunda o câncer de próstata, o Sindicato elaborou uma cartilha didática e informativa a respeito da doença, esclarecendo o que é, as causas, os fatores de risco, formas de prevenção, sinais e sintomas, como é realizado o diagnóstico e o tratamento e ainda fala sobre os principais direitos do paciente com câncer. Todo conteúdo foi produzido com base em publicações e dados do Ministério da saúde e do INCA, garantindo assim a confiabilidade e procedência das informações apresentadas.

A cartilha está disponível de forma física na sede do Sindicato desde o início do mês e também online para os trabalhadores que desejarem compartilhar e ler através de meios digitais. “Anualmente nós realizamos diversas ações em prol da saúde do trabalhador e não poderíamos deixar de falar de um tema tão relevante quanto o Novembro Azul. Nosso intuito é informar os trabalhadores, mas também incentivar que eles busquem cultivar hábitos saudáveis e se previnam dessa doença tão cruel que é o câncer de próstata, e de tantas outras que podem acometer os homens”, explicou a secretária-geral do Sindicato, Jacira Campelo.

É parte também do movimento Novembro Azul os esforços para esclarecer a população masculina a necessidade de se cuidar de forma integral, atendendo as necessidades e anseios tanto do corpo, quanto da mente. Para isso é importante praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação equilibrada, reduzir o consumo de bebida alcoólica, evitar o tabaco, praticar sexo seguro e buscar formas de cuidar da saúde mental.

Além da mudança de hábitos de vida, é indispensável que o homem mantenha a regularidade na realização de determinados ações básicas como a verificação da pressão arterial, a realização de hemograma e exames de urina, a verificação da dosagem da glicemia e do colesterol e ainda a atualização da carteira de vacinação.

“A campanha Novembro Azul é de extrema importância, ela levanta o alerta sobre a saúde masculina e como é fundamental que o homem também preste atenção ao próprio corpo e em possíveis sintomas, busque se informar e realize seus exames de rotina. Estamos sujeitos a diversas doenças e acredito que somente a mudança de hábitos e a busca por uma vida mais saudável pode evitar que viremos parte de estatísticas tão devastadoras quanto as de câncer e outras graves enfermidades”, finalizou o presidente do Sindicato, Valdir Avelino.

Confira abaixo a edição 2021 da nossa cartilha Novembro Azul.

Cartilha Novembro Azul_Sindicato dos Servidores Municipais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui