Integrantes de movimentos sociais que lutam por moradia invadiram pelo menos seis prédios no Centro de São Paulo na madrugada desta segunda-feira (7).Todos os imóveis estavam desocupados. Segundo os movimentos, o objetivo das invasões é promover um amplo projeto de moradia para as famílias de baixa renda.
Depois que varias famílias ocuparam os prédios, a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana proibiram a entrada de mais pessoas, que ficaram na rua. Os líderes dos movimentos pedem à Prefeitura e ao governo do estado o início de uma política habitacional para o Centro da cidade.
Muitas das famílias estão prestes a ser despejadas de suas casas. “Tem muita gente desempregada, morando em cortiço. A gente decidiu invadir porque a gente quer casa”, disse uma mulher que participou do movimento.
Os invasores afirmarm que foram dez prédios ocupados – a PM diz que foram apenas seis. Entretanto, alguns deles já haviam sido invadidos há mais de um ano.
Até o início da manhã desta segunda-feira, nem a Prefeitura da capital nem o governo estadual haviam se pronunciado sobre o assunto.
Fonte: O Globo