DE OLHO NA POLÍTICA : Atuante inicia série de entrevistas com vereadores da cidade

0
556

O Atuante vai ouvir os vinte vereadores da cidade e registrar quais são os principais projetos e serviços de cada um. As duas primeiras entrevistas são com o presidente da Casa, Nicanor Lopes (PSDB) e com o vereador Evaldo Mendonça, o Giló, (PR). Além dos trabalhos como parlamentares, eles falam sobre o aumento no número de cadeiras na Câmara na próxima Legislatura e ainda o posicionamento quando o assunto é servidor municipal. Confira as entrevistas:

Nicanor Lopes
Atuante – Como o senhor analisa até agora os seus trabalhos na presidência do Legislativo?
Nicanor Lopes – A Câmara de Ribeirão Preto, na atual Legislatura, passa por um período extremamente positivo por vários aspectos. O trabalho dos vinte vereadores tem se pautado por transparência administrativa e respeito ao dinheiro publico. Além de um trabalho independente e uma relação respeitosa com os demais poderes. Trabalho sem subserviência, mas sem oposição por oposição. Ou seja, votamos os projetos de interesse do município de Ribeirão Preto, independente de interesses partidários.

Quais são suas metas como presidente da Casa?
Nicanor – Os principais objetivos deste período em que estou na Presidência da Câmara são valorização do trabalho do legislativo, tanto no campo legal como de fiscalização e controle do executivo, valorização dos servidores do legislativo, com qualificação profissional, oferta de recursos materiais e melhores condições de trabalho, com a implantação da ISO 9001, neste ano quero levar qualidade no trabalho legislativo, investimentos no prédio da Câmara, com manutenção corretiva e preventiva, e melhoria da TV Câmara.

E nessa Legislatura, quais são os seus principais trabalhos?
Nicanor – São muitos trabalhos, nem sempre retratados como muitos projetos, mas sempre com qualidade e critério. Participo ativamente de todos os trabalhos legislativos, no ano passado fui presidente da Comissão de Legislação, Redação e Justiça, a mais importante da Casa, com trabalho sério de análise dos projetos que tramitam na Câmara. Como projeto destaco o Ficha Limpa Municipal, de minha autoria que obriga a apresentação de documentos que comprovem a idoneidade de todos os funcionários comissionados, tanto do Legislativo quanto do Executivo, até de secretários municipais. Se exigimos isto de políticos e de servidores concursados nada mais justo que todos passem pelo mesmo crivo.

A Câmara Municipal vem sendo alvo de muitas críticas a respeito do aumento no número de vereadores para a próxima Legislatura, como o senhor vê essas críticas?
Nicanor – Vejo com reticências o tema. Importante que a população entenda o processo legislativo, no aspecto gasto financeiro, não haverá aumento no valor do repasse de impostos que é limitado em 4,5% de parte dos impostos municipais, este valor foi diminuído em 0,5% no ano passado. Além disso, o aumento de vereadores não significa obrigatoriamente o aumento de efetivo de servidores da Câmara e nem de gastos.
No aspecto político a diversidade de segmentos da população representados na Câmara será aumentada, trazendo mais fidelidade no retrato da sociedade que o legislativo representa. Muitas pessoas não viveram o tempo em que somente o Poder Executivo existia, e apenas a vontade de poucas pessoas dirigia o destino da Nação. Só quem conheceu a ditadura pode dar o devido valor à democracia, e é impossível o estado democrático sem um poder legislativo forte.

Como o senhor analisa o serviço público municipal e sua importância? Quais são os seus posicionamentos quando há projetos em que afeta o servidor municipal?
Nicanor – Na atual divisão de obrigações entre federação, estados e municípios, uma grande parcela do trabalho do estado como um todo foi repassado ao município, nem sempre com o mesmo critério no repasse de verbas. Para o município foi direcionado uma grande carga de atendimento a população, transformando o serviço publico municipal em peça chave no bem estar da população como um todo e muito mais na população de menor poder aquisitivo, que depende de saúde, educação, segurança e serviços sociais ofertados pelo município. Ribeirão Preto, através de seus servidores, é uma das cidades brasileiras melhor atendidas neste aspecto, claro que sempre temos o que melhorar e isto é objetivo de todos os servidores públicos, categoria que me enquadro neste momento, pois como vereador e presidente da Câmara neste momento sou com certeza um servidor publico. Eu e todos aqui na Câmara temos sempre muito critério na análise de todos os projetos e com muito mais carinho analisamos os que tem como objeto as relações com o servidor municipal, peça chave na condução do município.

Verador Evaldo Mendonça – Giló

Atuante – Essa é a sua primeira legislatura. O senhor enfrentou alguma dificuldade ao assumir a vereança?
Giló – Todo novo projeto tem suas dificuldades, mas entendo que assumir a vereança tenha sido um grande desafio. É um momento importante, pois são novos compromissos assumidos e, como representante público tenho como obrigação honrá-los.
Um exemplo das dificuldades encontradas é em relação aos projetos, muitas vezes tenho anseio de criar leis que auxiliem no desenvolvimento da cidade, porém a burocracia e a constitucionalidade infelizmente dificultam a implantação dos projetos.
Outra questão é que a todo o momento nós vereadores nos deparamos com problemas emergenciais e nem sempre podemos resolver. Mas tudo isso é aprendizado, estou crescendo junto com Ribeirão.

Atuante – Quais são suas metas?
Giló – Todo bom político quer ver uma cidade desenvolvida, eu não sou diferente, quero uma Ribeirão Preto mais desenvolvida e que ofereça oportunidade a todos. As minhas metas estão focadas no desenvolvimento de Ribeirão Preto, em projetos que visam o bem estar comum. Subirei degrau por degrau e se Deus quiser e me oferecer à oportunidade um dia chegarei a Presidente da República.

Atuante – Me fale um pouco dos seus trabalhos, quais o senhor considera como principais?
Giló – Ribeirão Preto tem carência em todos os setores, como saúde, transporte, educação, por isso como legislador tenho a função de ajudar a população.
Algumas conquistas que julgo essenciais:
O quadrilátero das Ruas: Camaragibe, Porto Seguro, General Câmara e Espírito Santo faltava água a pelo menos 20 anos, eu consegui resolver o problema com muita cobrança. O bairro Parque Bandeirantes também teve um problema semelhante que consegui resolver.

Os moradores do Parque dos Pinus já estão retirando a escritura pública de seus terrenos, são 644 famílias beneficiadas. Essa conquista foi possível através de uma Comissão de Estudos que presidi no ano de 2009.
Como se tratava de uma causa social fomos até a promotoria pública, que através de um acordo judicial, assistido pelo Promotor Carlos Cesar Barbosa, na qual o Banco do Brasil, detentor de uma hipoteca contra a Construbalbo, empresa que loteou os terrenos, retirou o processo, liberando assim, os 644 lotes para a execução das escrituras públicas.

Hoje estou a frente de uma importante Comissão de Estudos relacionado a destinação dos resíduos sólidos e volumosos da construção civil. O meio ambiente é uma constante preocupação minha, por isso estou ouvindo autoridades competentes e buscando alternativas para acabar com o problema dos entulhos jogados em terrenos e dar uma destinação melhor, como a reutilizá-lo na fabricação de tijolos, asfalto, entre outros.

Um projeto importante de minha autoria e que ainda não foi colocado em prática é referente à utilização de 5% de pneus usados na fabricação da massa asfáltica.
O asfalto borracha tem maior durabilidade, reutiliza o que hoje é descartado (pneus).

Atuante – A Câmara Municipal vem sendo alvo de muitas críticas a respeito do aumento no número de vereadores para a próxima Legislatura, como o senhor vê essas críticas?
Giló – Esse assunto deve ser debatido a todo instante com a população. A justiça eleitoral é a competente para consultar a população, via plebiscito, coisa que ainda não foi provocada.
Sou cobrado por outras categorias que não fazem representadas na Câmara Municipal, como deficientes, feirantes e por isso, quanto mais representatividade mais respaldo a população terá.

Atuante – Como o senhor analisa o serviço público municipal e sua importância? Quais são os seus posicionamentos quando há projetos em que afeta o servidor municipal?
Giló – O serviço público municipal é essencial para o desenvolvimento, pois é a sustentação da cidade. Através dos servidores municipais Ribeirão Preto foi construído e continua em constante transformação
Em relação aos projetos que envolvem os servidores analiso criteriosamente, prestigio a categoria, sei da luta constante por melhores condições e eles não podem ficar desamparado, por isso apoio a categoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui