CTB São Paulo dá início aos preparativos do seu 3º Congresso

0
530

A CTB São Paulo realizou uma reunião da diretoria ampliada, no último dia 06, que contou com a participação de dirigentes estaduais e presidentes de sindicatos filiados à central no Estado, em São Paulo, com destaque para os servidores municipais de Ribeirão Preto, correios e professores.

O encontro foi aberto com um debate sobre conjuntura, ministrado pelo assessor político da CTB Nacional e jornalista, Umberto Martins, que fez a exposição sobre o quadro político internacional, com destaque para a crise econômica mundial, que completa cinco anos sem perspectivas de soluções à vista e converge com o esgotamento da ordem imperialista.

“A crise que perturba a economia alimenta o descontentamento popular, contamina o ambiente político e conduz o sistema, e a moeda comum (euro), a uma encruzilhada histórica”, destacou o jornalista.

Martins também abordou o cenário nacional e as medidas adotadas pelo governo Lula e Dilma, em suas gestões. “No Brasil, as medidas adotadas após eleição de Lula e de Dilma, reduziram os efeitos da crise em nosso país. Mas, a ofensiva do capital é internacional, fazendo com que a política financeira brasileira continue conservadora e não avance nas reivindicações dos trabalhadores. Reivindicações como a redução da jornada de trabalho, reforma agrária, implementação da Convenção 158 da OLT, o fim do fator previdenciário, das terceirizações, não avançaram nos dois governos Lula e Dilma.

Para ele a postura demonstra as limitações desses governos, nas questões relacionadas aos trabalhadores. “Daí a importância de os dirigentes da CTB esclarecer a situação para os trabalhadores e os mobilizem para a luta, pois essa ainda é a única forma de avançar nas conquistas”, alertou.

Após o debate, os dirigentes fizeram um balanço do papel desempenhado no último ano e as atividades organizadas. “A CTB São Paulo se empenhou para participar ativamente das principais lutas da classe trabalhadora, desenvolvidas no estado de São Paulo e em especial as relacionadas à Agenda Unitária da Classe Trabalhadora”, destacou Wagner Rodrigues, secretário-geral da CTB e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto ao fazer a apresnetação do balanço da CTB.

Os dirigentes estacaram a importância de os trabalhadores intensificarem a mobilização no próximo vistos os desafios que estão postos à tods categorias.

O 3º Congresso Estadual também foi ponto de pauta da reunião. Para organização do congresso foram criadas duas comissões: de redação e organizadora. O Congresso acontecerá nos dias 08 e 09 de junho de 2013, em São Paulo, local a definir.

Cinthia Ribas – CTB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui