CIPA: Eleições terminam e servidores têm representantes em 8 secretarias

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Número deve aumentar para 11 até o final do mês de julho, já que acontecem as votações para representantes da CLU, Saúde região central e Administração.

Chegaram ao fim as eleições da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – nas secretarias da administração pública de Ribeirão Preto. As votações aconteceram eletronicamente nos dias 26 e 27 de junho e definiram os representantes dos servidores municipais na comissão de 8 secretarias do governo, são elas; saúde na região leste, assistência social, meio ambiente, cultura, educação, infraestrutura, fazenda e esporte. No final do mês acontece uma nova votação para definir representantes para a Coordenadoria de Limpeza Urbana, saúde região central e Administração, fechando assim todas as áreas almejadas desde o início.

O SSM-RP – Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto – cobrou insistentemente do governo a formação da CIPA em todos esses departamentos da administração, havia uma preocupação com o esquecimento dos governantes com a importância de uma CIPA atuante no dia a dia dos trabalhadores, desde 2010, esse trabalho foi deixado de lado pelo governo ou “funcionou” de maneira inadequada. Cenário este que deve mudar a partir de agora de acordo com o Diretor do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho, Gaspar Marcelino Lemos, “a partir de agora deve ser feito um trabalho de investimento em informação, treinamentos e prevenção para diminuir o número de acidentes e doenças ocupacionais que está ocorrendo em algumas áreas do serviço público. Não vamos deixar que o que o Sindicato conquistou até agora fique apenas no papel para a administração pública. Queremos ação e resultados nessa nova fase da CIPA dentro da administração” reforçou o Diretor que também lembrou sobre os números preocupantes de acidentes na área da saúde.

A própria administração admitiu que a situação mais crítica é na área da Saúde, onde estão os maiores registros de acidentes. São pelo menos 40 casos registrados por mês, mas a quantidade deve ser praticamente o dobro do documentado, já que nem todos os trabalhadores formalizam o registro do acidente. “Nesse cenário é imprescindível o trabalho da comissão interna de prevenção de acidentes para verificar essas situações de risco e elaborar planos preventivos” finalizou o Diretor.

 

Conheça algumas atribuições da CIPA:

  • Elaborar plano de trabalho de prevenção em segurança e saúde no trabalho
  • Verificar situações de risco
  • Participar da elaboração de mapa de riscos
  • Avaliar, nas reuniões, o plano de trabalho
  • Divulgar todas as informações sobre segurança
  • Participar, com o SESMT, de modificações nos ambientes de trabalho e implementação de medidas de prevenção e avaliação de prioridades
  • Requerer do SESMT paralisação de situações com risco grave

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