Após solicitação do Sindicato, IPM abre canal digital para receber pedidos de aposentadoria

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Desde o início da pandemia de Covid-19 os servidores enfrentavam dificuldades para ingressar com pedido de aposentadoria ante ao Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM), por conta da suspensão das atividades presenciais da autarquia não era possível realizar a entrega da documentação. Após contato do Sindicato dos Servidores Municipais, a superintendência do IPM publicou a Resolução 008/2020, que estabelece atendimento via email para esses casos.

De portas fechadas desde a publicação do decreto estadual suspendendo o atendimento presencial das atividades consideradas não essenciais, a autarquia também não estava recebendo pedidos de aposentadoria, já que normalmente o processo exige a entrega e protocolo da documentação referente a solicitação de forma presencial. Ciente da situação, o Sindicato contatou a autarquia evidenciando a urgência do estabelecimento de uma forma de atendimento para esses trabalhadores e ontem (16) foi publicado no Diário Oficial do Município a instalação do canal digital para essa finalidade.

Segundo a Resolução 008/2020, os servidores que desejem ingressar com pedido de aposentadoria poderão fazê-lo através de email. O endereço eletrônico destinado a essas solicitações é ouvidoria@ipm.pmrp.com.br e de acordo com orientações da autarquia o servidor deve deixar claro no email o desejo pela aposentadoria, além de fornecer um telefone para contato e encaminhar em anexo, no formato PDF, documentação referente ao tipo de aposentadoria solicitada (clique aqui e confira a lista de documentos).

Após o recebimento do pedido, o IPM fará verificação de toda a documentação e encaminhará ao servidor o número de protocolo relativo ao pedido. Posteriormente, conforme o retorno do atendimento presencial, os trabalhadores serão convocados a apresentar os documentos originais na sede da autarquia.

“Há algum tempo vínhamos apurando e buscando solução para essa questão, recebemos diversas reclamações dos trabalhadores preocupados por não poderem dar entrada no processo de aposentadoria e após contato com a autarquia chegamos a uma solução. Ficamos felizes que o bom senso tenha prevalecido e a questão tenha sido resolvida, garantindo assim o direito do servidor”, afirmou Alexandre Pastova, vice-presidente do Sindicato.

A resolução está valendo e o servidor interessado em solicitar a aposentadoria já pode contatar o IPM.

“Os servidores precisam de respaldo nos serviços que lhes são necessários e a aposentadoria é um deles. O momento é de adaptação e é importante que as instituições estejam preparadas para lidar com a nova realidade e, no caso do IPM, oferecer aos servidores a continuidade do atendimento, mesmo que de forma remota”, explicou o presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto. “Ressaltamos que o Sindicato segue acompanhando de perto a situação e de prontidão para auxiliar os trabalhadores nesta e em quaisquer outras demandas. Conte conosco!”, finalizou Laerte.

 

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