8º Congresso UBM debaterá a mulher na política e o projeto nacional de desenvolvimento

0
102

Ativistas da União Brasileira de Mulheres (UBM) de todo o país estarão participando nos dias 10, 11 e 12 de junho, na cidade de Praia Grande (São Paulo), da oitava edição do Congresso Nacional da UBM. Na região de Ribeirão Preto foram eleitas para fazer parte da direção estadual, três companheiras: Ana Almeida, representante da Unegro; Jacira Campelo, representante CTB/SP (foto), e Simone Fillipin representante do SSMRP.
As temáticas da luta feminista que têm de estar na pauta do congresso nacional fará partes dos debates presente neste evento que tem como tema central “A participação política da mulher e o desenvolvimento do Brasil”.
Os principais objetivos do VIII Congresso Nacional da UBM são a eleição da nova direção da entidade para o triênio 2011 a 2014 e a efetivação do plano de ação para fazer avançar as metas definidas pela entidade. Também serão discutidos os desafios das mulheres no enfrentamento das desigualdades sociais, na participação política e o novo projeto nacional de desenvolvimento, na luta pela valorização do trabalho, nos direitos sexuais e reprodutivos, na luta contra a violência doméstica e familiar contra as mulheres, na reforma urbana e meio ambiente, na questão da cultura e na mídia, bem como as estratégias de luta e a importância da sua organização.
Para a coordenadora nacional da UBM, Elza Maria Campos, este VIII Congresso é o coroamento da trajetória de quase 23 anos da entidade na luta contra as desigualdades de gênero, na defesa das políticas públicas e na construção da corrente emancipacionista. “É um marco na efetiva busca pela ampliação dos espaços de poder em todas as organizações da sociedade, na denúncia da violência de gênero, pelos direitos sexuais e reprodutivos e, particularmente, pela garantia do trabalho como ferramenta central para a autonomia econômica da mulher”, destacou Elza.
Segundo Elza, o congresso se realiza em um momento particular e fundamental da vida do país, sobretudo, pela eleição da primeira mulher presidenta do Brasil. Mas também porque duas décadas das lutas históricas da UBM para construir um Brasil com justiça social, democracia e liberdade.
Mulher e Desenvolvimento do Brasil
A temática central do VIII Congresso será a Participação Política da Mulher e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, e terá como subtemas: Trabalho e Autonomia Econômica, Educação Inclusiva, Não Sexista, não homofóbica, Cultura e Mídia, Reforma Urbana e Meio Ambiente e A luta contra a violência Doméstica e Familiar. Antes da realização do congresso nacional, as coordenadorias estaduais da UBM farão encontros, plenárias e/ou Congressos Estaduais, para debater o regimento do evento. As atividades serão divulgadas aqui no site da UBM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui