5º CONGRESSO ESTADUAL DA CTB-SP: Servidores de Ribeirão ampliam presença na direção estadual

0
989

A secretária geral do Sindicato, Jacira Campelo permaneceu na vice-presidência estadual.  Já o presidente do Sindicato, Valdir Avelino, o diretor financeiro, Aldeir Ceará, e o coordenador da seccional da Educação, Donizeti Aparecido Barbosa, estão na direção plena da CTB-SP.  

O 5º Congresso Estadual da CTB-SP foi realizado nos dias 28 e 29 de maio, de forma virtual. Com o tema: Esperançar o Brasil pela Vida, Democracia, Soberania e Direitos, o congresso teve o propósito de compor a nova direção estadual e a unificação dos valorosos companheiros da CGTBB à direção estadual, a ser ratificada no congresso nacional em agosto, além de debater a conjuntura e os desafios do mundo sindical diante da pandemia da Covid-19 e dos ataques contra os direitos dos trabalhadores.

Na abertura do congresso, na sexta-feira (28), Rene Vicente, presidente estadual da CTB-SP, Adilson Araújo, presidente nacional da CTB e Ubiraci Dantas Oliveira, presidente da CGTB, anunciaram para a etapa estadual o projeto de incorporação da CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil à CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

A união das centrais foi majoritariamente aceita pelos CeTeBistas paulistas na etapa estadual e de 12 a 14 de agosto, o congresso nacional da CTB deve oficializar a união, onde a CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil será incorporada à CTB.

2º Dia

No sábado (29), a parte da manhã foi ocupada pelas saudações e participações virtuais de companheiros de centrais, movimentos e partidos, seguidos pelo debate e apresentação dos grandes companheiros pelos seguintes temas:

  • Projeto Nacional Desenvolvimentista

Prof. Nilson Araújo – Doutor em Ciências Econômicas pela UNAM-México e pós-doutor em Economia pela USP

  • Mudanças no mundo do trabalho

Prof. José Dari Krein – Graduado em filosofia, docente da Universidade Estadual de Campinas, com doutorado em Economia Social e do Trabalho;

  • Reforma administrativa e a questão rural

João Paulo Ribeiro (JP) – Secretário do Servidor Público da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil;

  • Agricultura familiar no Estado de São Paulo

Elias David de Souza – Dirigente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de SP-FETAESP

Na parte da tarde, foi eleita a delegação paulista para o 5º Congresso Nacional da CTB e a nova diretoria executiva, plena e o conselho fiscal da CTB-SP, reelegendo Rene Vicente para mais 4 anos de mandato presidindo a CTB no estado de São Paulo.

“Eu Já era vice-presidente da CTB-SP e no Congresso fui reeleita para o cargo. É muito importante estarmos alinhados às lutas e aos desafios atuais e os que estão por vir. Isso fortalecerá nossa luta aqui em Ribeirão, Guatapará e Pradópolis”, fala a secretária geral do Sindicato e vice-presidente da CTB-SP, Jacira Campelo.

“Hoje o cenário é muito nebuloso. Os ataques contra a classe trabalhadora estão orquestrados em todas as esferas, Nacional, Estadual e Municipal. Por isso a luta tem de ser organizada e interligada. O que está acontecendo hoje, e o que vem para pela frente, só serão combatidos com eficiência se tivermos unidade, organização e muita luta dos trabalhadores. É foi esse o propósito principal do 5º Congresso”, finaliza o presidente do Sindicato e diretor eleito da CTB-SP, Valdir Avelino.

A luta não pode parar!

Sindicato, o tempo todo com você!

Clique aqui e conheça a diretoria e conselheiros da CTB-SP para gestão 2021/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui