Solidariedade em ação aos brasileiros do Rio Grande do Sul

0
40

Valdir Avelino – Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis
presidencia@municipais.org.br 
 
Iniciamos a semana com enorme pesar e apreensão, acompanhando a situação enfrentada pela população do Rio Grande do Sul decorrente das intensas e persistentes chuvas que assolam quase todo o estado desde o fim de abril. Neste momento desafiador, queremos expressar nossa solidariedade e apoio ao povo gaúcho que está lidando com os impactos destes recentes desastres. 
 
As chuvas intensas no Estado continuam provocando o aumento do nível de uma série de rios, mantendo e, até aumentando, enchentes de grandes proporções em diversas cidades gaúchas e afetando os esforços das equipes de resgate para alcançar sobreviventes. As cenas lamentáveis dessa tragédia ficarão marcadas na história do Rio Grande do Sul, do nosso povo e do nosso País. Igualmente são dignas de registro as ações de solidariedade de todo o Brasil em favor das famílias atingidas, além do heroísmo daqueles que atuam no resgate e no acolhimento das vidas atingidas pela enchente. 
 
É neste contexto desafiador que o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis se solidariza com as vítimas atingidas pela tragédia ocorrida naquele estado brasileiro. A direção da nossa entidade não apenas se colocou à disposição para auxiliar nas ações gerais de enfrentamento ao desastre ambiental, mas também, de forma específica, já deu início a uma intensa campanha de arrecadação em prol da população gaúcha. 
 
Segundo a Defesa Civil do Estado, em balanço divulgado nesta terça-feira, dia 14, o número de mortes confirmadas em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul subiu para 148, com 124 pessoas desaparecidas e mais de 538 mil desalojados. Diante da continuidade dessa situação, o Sindicato dos Servidores Municipais, por meio da nossa diretoria e em nome de toda a categoria, expressa o mais absoluto apoio às famílias das vítimas, às equipes de resgate, incluindo servidores públicos que lá se encontram, reconhecendo a força, a dedicação e o esforço de todos diante desta tragédia. 
 
Nossa entidade entende que neste momento tão crítico, é indispensável que os governos atuem de forma eficaz, ampla e transparente, sem timidez ou amarras contábeis inadequadas para um momento como esse. E que o conjunto da sociedade brasileira dê continuidade a campanhas de solidariedade, arrecadando e enviando para o Rio Grande do Sul, centenas de carretas e caminhões carregados com milhares de doações destinadas às vítimas das recentes adversidades climáticas no estado. 
 
Com o intuito de auxiliar de forma efetiva àqueles que enfrentam desafios devido as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Servidores Municipais / RPGP se uniu a várias iniciativas pela cidade, contribuindo e arrecadando doações de água potável, produtos de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis, roupas de cama e banho, entre outros itens essenciais. A ajuda e a arrecadação na sede do Sindicato em Ribeirão Preto vêm crescendo e a solidariedade e apoio dos servidores municipais têm sido fundamental para o sucesso dessa iniciativa. 
 
Neste momento desafiador para todos os brasileiros, em especial para os brasileiros do Rio Grande do Sul, nós queremos reforçar que estamos e estaremos juntos nessa jornada de superação e reconstrução. Se a magnitude e a extensão dos danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul são imensuráveis, assim como são as consequências devastadoras que eles trazem para as comunidades locais, temos o compromisso de demonstrar que nossa solidariedade e ajuda também serão imensuráveis, profundas e contínuas. Não tenho a menor dúvida de que, apesar das perdas e das dificuldades, unido, o povo brasileiro irá enfrentar e vencer essa terrível adversidade. 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui