Sindicato: 33 anos de Democracia, Lutas e Conquistas

1
819

Valdir Avelino – presidente do Sindicato dos Servidores Municipais/RPGP

presidencia@municipais.org.br

A construção da Democracia e da Constituição Federal em vigor no Brasil passa por um histórico de luta, resistência e perseverança da classe trabalhadora. E a história de luta construída pelo nosso Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis está atrelada a essa história de luta pela democracia em nosso país.

Ontem, dia 05 de outubro, comemoramos os 33 anos da promulgação da Constituição Federal em vigor. E hoje, 06 de outubro de 2021, comemoramos os 33 anos de fundação do nosso Sindicato dos Servidores Municipais. Porém, não são apenas nas datas que as nossas histórias assemelham-se. Assim como a nossa Constituição atual, nosso Sindicato surgiu após um período sombrio vivido pelo povo brasileiro. Período em que a democracia foi duramente atacada e a luta e os direitos da classe trabalhadora foram cerceados pela violência promovida pela ditadura. Foram anos difíceis!

Hoje em dia, diante de Governos antidemocráticos, os ataques aos direitos trabalhistas, às organizações que defendem os trabalhadores e a democracia mais uma vez voltam à tona. Mas deixemos claro que, assim como foi no passado, nos manteremos unidos e resistiremos bravamente a todas investidas.

Essa resistência é uma marca muito forte da nossa diretoria em Ribeirão, Guatapará e Pradópolis. Foi através dela que conquistamos muitos objetivos em comum em prol do funcionalismo e também das cidades representadas por nós, pois os investimentos feitos no serviço público e a valorização dos trabalhadores representam, na prática, um melhor atendimento à nossa população.

Estes quase dois anos, de pandemia da Covid-19 e centenas de milhares de brasileiros mortos, mostraram que mesmo neste triste momento da história, ficou evidenciado que é nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e o serviço público de qualidade como um todo que respaldaram o povo brasileiro. O Sindicato dos Servidores Municipais e os servidores públicos de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis estão inseridos em todo este contexto histórico de luta por direitos e pela vida. Foi assim enquanto éramos uma Associação (antes de 06 de outubro de 1988) e é assim enquanto Sindicato.

Confesso que me sinto muito honrado em fazer parte da construção desta história de 33 anos do Sindicato ao lado de muitos companheiros de luta, desde quando comecei, como diretor de base, até hoje, como presidente deste, que é o maior Sindicato de toda a nossa região metropolitana.

Aproveito o momento, em nome do senhor Aparecido Cândido de Souza, de 73 anos, o seo Cido, que fez parte da fundação do nosso Sindicato e da construção da atual sede da entidade, e ainda hoje integra a nossa equipe de diretores, e em memória do companheiro de luta, Laerte Carlos Augusto, que teve a vida prematuramente interrompida por falta de uma política pública de vacinação rápida e eficiente contra o coronavírus, para agradecer a todos os servidores públicos municipais que de alguma forma fizeram e fazem parte desta história, de 33 anos de democracia, de luta e de conquistas do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui