Atendendo pedido do Sindicato, Daerp testará funcionários para coronavírus

0
1112

A direção do Daerp informou nesta quarta-feira, 8 de julho, que acatará a requisição do Sindicato dos Servidores Municipais/RPGP para que sejam testados para a detecção de contaminação por coronavírus os servidores da autarquia.

A cobrança do Sindicato foi feita em reunião ocorrida no último dia 30. A direção do Sindicato dos Servidores solicitou do superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP) diversas medidas para garantir a segurança dos trabalhadores e uma delas era a realização de testes da Covid-19 em todos os servidores da pasta. No final da tarde de quarta-feira os gestores da autarquia confirmaram que os testes serão feitos de terça a sexta-feira da próxima semana (de 14 a 17 de julho).

“No dia mesmo da reunião saímos da autarquia com o compromisso por parte dos gestores em diminuir o número de servidores por viatura. Foi acordado que serão, no máximo, quatro servidores por caminhão nos trabalhos externos. E agora com a realização dos testes, creio que a saúde dos trabalhadores será resguardada de forma melhor”, diz o coordenador da Seccional do Daerp, Jorge Ferreira “Radim”.

“Nosso pedido ao superintendente foi com relação a realização de testes nos trabalhadores, sobretudo naqueles que tiveram contato direto com os servidores que testaram positivo para à Covid-19. Com o atendimento da nossa reivindicação, com certeza vamos proteger melhor os trabalhadores e a família dessas pessoas”, fala o vice-presidente do Sindicato, Valdir Avelino.

A autarquia informou que os testes serão realizados na própria sede do Daerp e que todos os servidores passarão pelo procedimento.

“O compromisso foi também de mudar o lugar de registro de ponto para um ambiente mais arejado e a limpeza dos veículos com mais frequência e com maior rigor. Para a cidade não parar, é preciso cuidar da saúde daqueles que mantêm a máquina funcionando; os servidores”, ressalta o vice-presidente e servidor do Daerp, Fábio Ribeiro.

“O Sindicato tem cobrado do Governo a ampliação da testagem  para a presença do Covid-19 entre todos os trabalhadores da administração direta e indireta. No Daerp, já detectou-se que trabalhadores foram infectados pela Covid-19. O Sindicato entende que a testagem dos servidores é dos mais importantes mecanismos de proteção da saúde do trabalhador. Os países que tiveram maior sucesso no combate à pandemia não ficaram apenas restritos a medidas de quarentena e isolamento, como tem feito Ribeirão Preto, mas adotaram também a testagem ampla dos trabalhadores como mecanismo eficaz de combate a propagação. Daí que é insuficiente o Governo Municipal impor diversas medidas restritivas no município e deixar de fazer a sua parte. Vale ressaltar que assim como fez com a Guarda, com a Saúde e vai fazer no Daerp agora, o Governo tem de levar os testes aos demais servidores que estão na linha de frente de combate ao coronavírus. Para fazer bem feito é necessário testar também os Agentes de Controle de Endemias, os servidores da Semas, da Infraestrutura, os Agentes Comunitários de Saúde e outros. Só assim protegeremos nossos trabalhadores”, finaliza o presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui