Vitória: Sindicato vence ação na Justiça e prefeitura terá que pagar direitos previstos no Estatuto do Magistério aos professores de CEIs

0
555

Trabalhadores foram inseridos no Estatuto do Magistério, mas prefeitura não pagava os direitos previstos

O Sindicato dos Servidores conquistou mais uma grande vitória na Justiça sobre a prefeitura, que será obrigada a reconhecer todos os direitos do professores de CEIs – Professor de Educação Básica l (PEB l). Desde que foram inseridos no Estatuto do Magistério, e passaram a integrar a Educação Básica do município, uma outra vitória do Sindicato, a prefeitura de Ribeirão Preto não reconhecia e não pagava os direitos dos professores de CEIs, antigos educadores de creches. Com a decisão conquistada na 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, a partir de agora, a prefeitura será obrigada a reconhecer e pagar direitos comuns ao magistério público, previstos nos artigos 12, 15 e 16 da Lei Complementar Municipal nº 315/94, entre outros, para todos os professores nessa situação. Na decisão do Tribunal de Justiça, o relator do processo, Luiz Sergio Fernandes de Souza, ainda condena a prefeitura a pagar as diferenças salariais atrasadas decorrentes dessa evolução na carreira. A decisão também obriga o Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) a fazer a revisão dos proventos dos servidores já aposentados e o pagamento de todas as prestações, inclusive as vencidas, com correção monetária.

“Essa vitória do Sindicato e dos trabalhadores representa a correção de uma injustiça. Essas professoras estudaram muito e se qualificaram. Na decisão o relator inclusive fala da relevância do ensino básico para a formação da criança e do futuro adulto. Com essa vitória na Justiça a prefeitura terá de reconhecer todos, sem exceção, os direitos dos professores de CEIs, inclusive retroativamente”, diz o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues.

“O próximo passo agora é fazermos o reconhecimento dos beneficiários do processo, pois trata-se de uma ação coletiva, promovida pelo Sindicato na condição de substituto processual da categoria. E os beneficiários desse processo são justamente os Educadores de Creches, filiados ao Sindicato. Após a individualização dos beneficiários é que serão apresentados os cálculos dos atrasados”, informa a advogada do Sindicato Regina Márcia Fernandes.

“Nós iremos entrar em contato com todos os Educadores de Creche para podermos dar continuidade ao processo”, finaliza Wagner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui