Uma grande solenidade com a presença de trabalhadores, representantes do movimento sindical, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de entidades representativas da sociedade civil e imprensa. Foi assim o ato realizado na noite desta quinta-feira, dia 24, no salão nobre da ACIRP- Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, para marcar o aniversário de 25 anos de fundação do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis.
A solenidade foi aberta com a apresentação do Coral Aquarela, que cantou os hinos Nacional e de Ribeirão Preto. Em seguida, o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues, fez uma saudação inicial a todos os presentes. O vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio, que é servidor municipal da área da Saúde, discursou em seguida e destacou o papel dos servidores municipais e do Sindicato. “Quando eu era vereador, dizia que antes de vereador eu era servidor municipal. Agora como vice-prefeito, digo a mesma coisa, sou servidor municipal e vou me aposentar como servidor”, disse. O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, vereador Cícero Gomes da Silva-, também servidor municipal como professor da rede municipal de ensino fez o uso da palavra na sequência. Cícero ressaltou as lutas e as conquistas do Sindicato nos últimos anos, além de enaltecer a importância dos trabalhadores na construção da cidade. “A categoria está muito bem representada por essa diretoria que não mede esforços em trabalhar em prol dos servidores. Acompanhamos e lutamos juntos na Câmara Municipal”, falou. Além deles, compuseram a mesa de trabalhos representantes das Prefeituras e Câmara Municipal de Guatapará e Pradópolis, da OAB, do CPM e da Associação dos Servidores Municipais.
CERTIFICADO
Em seguida, dois diretores do Sindicato foram chamados para representar toda a diretoria Atuante e receber das mãos do presidente Wagner Rodrigues, o Certificado de Mérito Especial “em reconhecimento às relevantes contribuições na luta sindical, nesses 25 anos de existência do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis”. Os homens foram representados pelo vice-presidente e vereador André Luis da Silva, e as mulheres pela diretora da Seccional do IPM, Odila Barbetti.
PLACA DE HOMENAGEM
Várias são e foram as pessoas que contribuíram na trajetória do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis nesses 25 anos. São mulheres e homens que dedicaram parte de suas vidas na luta e defesa do trabalhador. Pessoas, algumas quase que anonimato, que contribuíram e contribuem pelo crescimento de nossa cidade. Infelizmente, algumas dessas pessoas não estão mais entre nós, mas deixaram suas marcas nesse legado de lutas. A categoria de servidores municipais, contando trabalhadores da ativa e aposentados, é formada por cerca de 11 mil trabalhadores, a grande maioria digna de homenagens. Dessa forma seria uma missão quase impossível reunir todas essas pessoas para serem homenageadas,
Uma maneira encontrada pela direção do Sindicato e pela comissão que organiza esse evento foi selecionar algumas dessas pessoas ou seus representantes para receberem uma singela homenagem -, e assim representar seus companheiros de categoria. Alguns homenageados informaram que não poderiam comparecer por motivos de saúde e outros por compromissos profissionais, mas a grande maioria esteve presente e recebeu a placa de homenagem.
HOMENAGEADOS: Nélio Rezende Cardoso; Sinval Avelino dos Santos; Maria José Bistafa Pereira; (IN MEMORIAN) Antônio Benedito Nunes de Oliveira (Tornado); Mário Vieira Sampaio Filho (Marinho Sampaio); (IN MEMORIAN) Nelson Miranda da Silva; Mauro Roberto de Souza; Leopoldo Paulino; Teresa Cristina da Costa Freitas; Thirso Cruz; João Cardoso dos Santos; (IN MEMORIAN) Milton Pereira; Airton da Silva Neves; (IN MEMORIAN) Regina Lúcia Balieiro Moço Castro; (IN MEMORIAN) Wadih Sélio Cintra; Maria Regina Rodrigues de Almeida; Valter Ribeiro; Arnaldo Sebastião Marques; Antônio Carlos Rodrigues de Almeida; Marcelo Vieira Ramos; Cícero Gomes da Silva; (IN MEMORIAN) Luiz Camões Bezerra; (IN MEMORIAN) Amilcar José Papa; Maria Aparecida Neves Friedrichi; Nadir Fabris Moreira; Mauro Benedito; Maria Antônia Matias de Abreu; Arlete Curi de Barros; Pedro de Souza Brito; Manoel Saraiva; Alexandre Pastova; Nelson Barbosa da Silva; Antônio Carlos Morandini; (IN MEMORIAN) Nazareno Ciavata; e José Marcos Francisco.
MEMÓRIA
No final da solenidade, o presidente Wagner Rodrigues, fez um balanço dos 25 anos do Sindicato, desde a sua fundação, com a presidência de Valter Ribeiro, quando foi vivida a fase pós Constituição de 1988, uma vez que Ribeiro fundou o Sindicato um dia após a sua promulgação; do período das dificuldades da política neoliberal instaladas pelos governos tentando tirar direitos dos trabalhadores e a luta do então presidente Nelson Barbosa, e o período da Diretoria Atuante, sob sua presidência, destacando a importância de cada uma dessas diretorias.
Wagner também disse que um dos projetos será preservar e destacar as histórias de luta do Sindicato, por meios de livros e revistas. O servidor foi convidado a escrever suas histórias e colocá-las em uma cápsula do tempo que será fechada no dia 6 de outubro de 2014 e reaberta no dia 6 de outubro de 2039.
Outro ponto marcante do discurso de Wagner foi quando ele anunciou que os prédios do Sindicato serão unidos e se tornará o Palácio do Trabalhador. “Nossa diretoria gosta de homenagear as pessoas ainda vivas. Fizemos isso com a Farmácia do Servidor José Victor Nonino, e o Dr. Nonino foi lá cortar a fita ao lado dos familiares. Vamos fazer isso no Palácio do Trabalhador, que levará o nome de Valter Ribeiro, e quero que o Valter vá com seus familiares cortar a fita de inauguração”.
Veja mais fotos da Solenidade de 25 Anos do Sindicato na galeria de imagens. Clique aqui