Sindicato formaliza documento conjunto contra alterações no Plano Municipal de Educação

0
881

Em reunião realizada na noite de quinta-feira, 21, na sede do Sindicato dos Servidores, um documento foi elaborado com a posição do Sindicato e dos demais participantes contra as alterações propostas pela Secretaria da Educação no Plano Municipal de Educação, formatado em 2015 por representantes da Educação, Sociedade Civil Organizada e outras autoridades, depois de diversas audiências públicas. O documento elaborado no encontro de quinta-feira será protocolado na tarde de hoje (22), na Câmara Municipal.

Assim que tomou conhecimento das propostas de alterações (por parte da Prefeitura) no Plano Municipal de Educação que está engavetado desde 2015, a diretoria do Sindicato tem se mobilizado e conversado com diversos profissionais da Educação, entidades educacionais e sociedade civil organizada para buscar o melhor, que neste caso é a manutenção do documento de 2015 formatado democraticamente com a participação de todos. Uma das atitudes da entidade foi a realização de uma reunião aberta aos profissionais da Educação, Sociedade Civil Organizada e demais interessados para debater o assunto.

“São praticamente três anos que o PME está engavetado. E agora a Secretaria Municipal da Educação apresenta um novo documento com diversas alterações sem a consulta prévia aos interessados, é um absurdo! Ampliamos o debate e colocamos nossa opinião num documento que será protocolado na Câmara e apresentado na audiência pública da próxima semana. Esse novo PME não contempla as necessidades dos profissionais, dos alunos e dos demais envolvidos com a Educação”, alerta a professora e coordenadora da Seccional da Educação do Sindicato, Cristiane Gonçalves.

“Analisando ponto a ponto as alterações feita no PME original, que foi construído na democracia, são muitas e significativas as alterações propostas pela SME. Em alguns pontos a prefeitura trocou um verbo, o que parece simples, mas que muda completamente o sentido do documento original. O Sindicato está atento a todas as alterações e vamos explanar nosso pensamento na audiência pública da próxima semana, caso ela venha a acontecer, já que vamos pedir à Câmara que suspenda a mesma. Como esse debate está sendo levado para a Câmara Municipal, que terá de aprovar o Plano Municipal de Educação, já vamos protocolar as deliberações que tiramos na reunião com diversos profissionais e sociedade civil”, relata o professor e vice-presidente do Sindicato, Donizeti Barbosa.

A audiência pública para debater as alterações no PME original está marcada para a segunda-feira, dia 25, na Câmara Municipal.

Confira abaixo o documento elaborado pelo Sindicato e demais entidades e participantes.

TEXTO_REUNIAO_SINDICATO_ENTIDADES_21_06_2018-001

TEXTO_REUNIAO_SINDICATO_ENTIDADES_21_06_2018-002

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui