Trabalhadores puderam votar durante todo o dia e conheceram os eleitos no fim da tarde
O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis recebeu nesta quinta-feira (26) centenas de trabalhadores que vieram à sede da entidade para votar no pleito destinado a escolha dos novos diretores de base das seccionais. Os eleitos atuarão no biênio 2018-2020.
A cada dois anos os servidores filiados ao Sindicato têm a oportunidade de eleger seus representantes dentro dos locais de trabalho, também de se candidatar às vagas. Prevista em estatuto, a eleição de diretores de base é uma forma democrática de reafirmar a luta do trabalhador e da direção do Sindicato em favor dos direitos da categoria nos espaços onde os servidores estão.
“A eleição fortalece a luta e a democracia no Sindicato. A direção de base é o que alimenta as ações da entidade em defesa dos direitos dos servidores municipais, pois é na base que surgem as necessidades da categoria”, disse o presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto.
Foram dezenas de inscritos para ocupar um cargo que é de vital importância para a atuação da entidade. O diretor de base é representante da categoria dentro do local de trabalho, ele é a ponte entre entidade e trabalhador.
No pleito foram conhecidos titulares e suplentes para cada departamento. Seccionais maiores, como Saúde e Educação, puderam escolher os representantes por região da cidade.
Processo democrático e transparente
O pleito foi acompanhado por uma Comissão Eleitoral composta pelo advogado Paulo Cristino da Silva e os dirigentes da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo (Fesspmesp) Rafael Moreira Ribeiro e Aparecido Ferreira – os nomes foram escolhidos através de voto em assembleia realizada no último dia 16 de março.
“Cuidamos para que tudo fosse realizado conforme determina o estatuto da entidade, desde o processo de inscrição até os prazos a serem cumpridos. Os interessados em se candidatar tiveram todo suporte, assim como os eleitores no dia de hoje”, explicou Ferreira.
Para as seccionais que atenderão a cidade de Ribeirão Preto as urnas foram disponibilizadas de forma individual na sede do Sindicato, no caso de Guatapará e Pradópolis os servidores puderam votar nas subsedes da entidade. O processo de votação foi aberto às 08h e encerrado pontualmente às 17h. “O processo todo foi realizado de forma ordenada e íntegra, o trabalhador teve a oportunidade de vir até a urna e mostrar através do voto sua vontade. Mais uma vez a democracia vence”, disse Rafael.
A apuração ocorreu na sede da entidade à partir das 17h30, com a presença da Comissão Eleitoral, diretoria e coordenadores de base do Sindicato e servidores candidatos. “Todo o trâmite ocorreu de forma tranquila, respeitando o regimento estabelecido pelo estatuto. A contagem de votos também caminhou sem incidentes e felizmente pudemos conhecer os novos escolhidos para representar os servidores”, afirmou o presidente da Comissão, Paulo Cristino.
O advogado da entidade, Marcel Lucena, foi o responsável legal por todo o processo eleitoral. “Há três meses trabalhávamos para que tudo corresse dentro da legalidade nesse dia, nos debruçamos sobre o regimento da entidade e de forma minuciosa fizemos cumprir cada um dos termos estabelecidos lá. Do ponto de vista jurídico posso afirmar, com certeza, que o pleito foi um sucesso”, esclareceu.
Com todas as urnas abertas e os resultados já conhecidos, o presidente da entidade empossou oficialmente os novos eleitos. “Quero dizer da minha felicidade em tê-los em nosso time, agradecemos imensamente aos diretores da gestão anterior e damos as boas vindas a quem chega agora. Ter gente nova na casa ajuda a oxigenar e renovar as ideias, e mais do que isso, reforça ainda mais a luta”, finalizou Laerte.
Confira abaixo a lista dos titulares eleitos:
Seccional da Saúde, Sassom e IPM
Aparecido Candido Da Silva
Jose Dos Reis Silva
Terezinha Cretucci
Paulo Cesar De Souza
Antonio Carlos Da Silva
Seccional da Educação
Região Norte
Maria Giuntini
Rosa Maria Zocarato
Maria Lidia Braiz Da Silva
Região Oeste
Sandra Aparecida Leonicini
Renata Carla Sarmento De Almeida Silva
Solange Maximo Cavalcante
Região Leste
Iara Gonçalves Ferreira
Roberta Bieli Pereira
Região Central
Eu Nice Aparecida Pereira
Daniela Aparecida Polin
Seccional de Infraestrutura, Meio Ambiente e Obras Públicas
Paulo Fernando Coutinho
Rilton Alberto Da Silva
Alexadre De Souza Francisco
Jorge Luis Pinheiro
Seccional do Daerp
Luciano Nogueira Ribeiro
Antonio Caetano Alves
Abner Fernando Santana
Mauro Hipolito Da Silva
Antonio Sergio Oliveira
Seccional da FAP
Regina Helena Bieli Pereira
Maria Sonia Soares De Oliveira
Alexandre Wagner Bera
Maria Do Carmo Fialho
Milton Cesar Victal
Seccional da Assistência Social
Paulo Roberto Jaime
Alzira Aparecida
Araceles Sanches Dias
Mario Alberto Nogueira
Seccional Da Guarda Civil Municipal
Carlos Alberto Domingos
Cleiton Francisco De Oliveira Vieira
Stelio Manoel Correa Da Fonseca
André Luis Da Silva Santana
Oswaldo Cellani Junior
Seccional Do Controle De Endemias
Marcelo Botelho De Sá
Maria Francisca Da Cruz Oliveira
Regina Celia Marteli Felicio
Robiney Jacinto
Alexandra Rodrigues Muribayashi Das Neves
Seccional Da Saúde
Região Central
Ademilson Paulo De Souza
Rodrigo Dellava
José Da Luz Silva
Região Norte
Isabel Tozetti
Marcia Hyppolito Da Silva
Simone Ferreira De Meneses
Região Oeste
Celia Maria Ribeiro
Flaviana Fernandes Martins
Neusa Maria Vitor
Rosemary Gomes Simoes
Região Leste
Mirela Dias Barreiros
Mara Fernanda Gomes Penetra
Lilian Renata Coutinho
Região Sul
Marcio Marchesi Ramazzoto
Secciona Guatapará
Wagner Costa De Olveira
André Luis Nascimento Pereira
Antonio Marcos Emidio
Ronaldo Cleber Gonçalves
Solange Aparecida Gonçalves
Seccional Pradópolis
Antonio Carlos Campos Rossi