Em Assembleia Geral realizada na noite desta segunda-feira, 27 de abril, os servidores de Guatapará aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações da categoria, incluindo os itens econômicos que apontam um reajuste salarial de 10,99%, com base na inflação do período e também no crescimento econômico da cidade. Para o vale-alimentação, o percentual almejado pelos trabalhadores é de 50% sobre o valor pago atualmente, portanto, o valor que hoje é de R$200,00 pode chegar a R$300,00.
A aprovação aconteceu depois de uma ampla discussão e análise entre a Diretoria Atuante e os trabalhadores sobre cada ponto dos 24 itens gerais que compunham a pauta da campanha salarial da data-base deste ano. (Acompanhe no final do texto a pauta completa). Para o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, Laerte Carlos Augusto, é momento dos servidores demonstrarem unidade para que as reivindicações sejam conquistadas. “Temos muitas reivindicações importantes elencadas pelos trabalhadores como a contratação de um convênio médico e odontológico, isso é muito importante. Vamos lutar não só por essa conquista, mas também por outras, como a formação de uma comissão de estudo para implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários; da reestruturação na tabela de vencimentos; do prêmio incentivo por assiduidade e também por conservação dos veículos, enfim, temos outras reivindicações nessa pauta que vamos debater, agora, com o prefeito”. Comentou o vice-presidente logo após o término da assembleia.
Vice-presidente do Sindicato durante leitura da pauta de reivindicações para os trabalhadores presentes na assembleia
Uma comissão formada durante a assembleia por três trabalhadores ficará responsável por acompanhar a entrega da pauta para o Prefeito Samir Redondo Souto. A data ainda será definida pelo Sindicato. “Nós formamos esta comissão para que os trabalhadores saibam da transparência que existe em uma data-base. Tudo é muito participativo, são eles que contribuem em todo o processo e, dessa forma, nossa campanha salarial fica o mais fiel possível às necessidades dos trabalhadores. Ainda não temos uma data para a entrega da pauta para o prefeito, mas acredito que isso será feito já nos próximos dias”, disse a Diretora do SSM, Rosimara Emídio.
Segundo o Coordenador da Seccional de Guatapará, Edgard Cruz, que percorreu diversos setores para compor a pauta e conversar com os trabalhadores das necessidades da classe, alguns itens já são bem conhecidos pelo Prefeito. “Estamos a alguns meses percorrendo as bases e falando muito com os trabalhadores sobre a nossa data-base, eles colocaram no papel seus maiores anseios e necessidades. Algumas coisas eles lutam desde o ano passado, é o caso do convênio médico e odontológico que o prefeito demonstrou muita morosidade e ainda não resolveu essa questão para os trabalhadores, vamos lutar para conquistar nessa campanha”, lembrou Edgard.
Pradópolis
O Sindicato também realiza nesta quarta-feira, 29 de abril, ás 19:00, na cidade de Pradópolis, a Assembleia Geral para ratificação da pauta de reivindicações dos trabalhadores do município. Em Pradópolis, a data-base também acontece no mês de maio.
Da esquerda para a direita está o Diretor Josué Lourenço da Silva, o Vice-presidente Laerte Carlos Augusto, Diretor Israel Marchiori Junior, Coordenador da Seccional de Guatapará Edgard Cruz, Célio Aparecido Faria Costa, Romilda de Oliveira Gomes e Rosimara Emídio.
Confira a Pauta completa
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
DATA BASE 1º DE MAIO DE 2015
ITENS ECONÔMICOS
1 – Recomposição salarial do exercício de 2014, no percentual de 8,42%, observando-se o índice INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais 1/3 do aumento da arrecadação orçamentária sobre as receitas líquidas, no percentual de 2,57%, totalizando o percentual de 10,99%, a ser aplicado aos vencimentos mensais integrais dos servidores municipais, a partir de 1° de Maio de 2015;
2 – Reajuste no vale alimentação de R$ 200,00 para R$ 300,00;
ASSUNTOS GERAIS
1 – Parceria com Convênio Médico e Odontológico para todos os Servidores;
2 – Criação de uma Comissão de Estudos para implantação do Plano de Cargo Carreira e Salários;
3 – Criação de projeto para Reestruturação da tabela de vencimentos, a fim de eliminar o achatamento de salários e a unificação de cargos.
4 – Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanais;
5 – Criação de Projeto de Lei para regulamentação da carga horária 12 x 36;
6 – Fim do desconto de 01 (uma) hora de almoço ou jantar em pecúnia para os trabalhadores com jornada de trabalho de 12 x 36;
7 – Voltar a pagar ajuda de custo em transporte para funcionários de nível superior;
8 – Incorporação de 1/6 do salário a cada 5 anos trabalhado, retroativo.
9 – Prêmio Incentivo aos Servidores que não faltar ao serviço.
10 – Prêmio de conservação de veículos aos motoristas
11 – Abertura de Concurso Público (Vigias, Auxiliar de Serviços Gerais, Operadores de Máquinas, Cozinheira, Auxiliar de Berçário, Auxiliar de Enfermagem e Enfermeiro);
12 – Implantação das CIPAS por locais de trabalho;
13 – Compra de uniformes para todos os funcionários;
14 – Que seja formado uma comissão bi-partite de análise das insalubridades suspensas pelo governo;
15 – Criação de Projeto de Lei para regulamentação da insalubridade e periculosidade;
16 – Que a carga horária dos enfermeiros seja equivalente há 20 horas semanal;
17 – que a carga horária de ASB (auxiliar de saúde bucal) seja equivalente a 30 horas semanais;
18 – Que seja unificado o calendário escolar das creches com as Emeis;
19 – Reajustar o auxilio de custo dos dentistas;
20 – Contratação de professores substitutos;
21 – Que seja respeitado a Legislação, cujo texto estabelece que, se o empregado faltar do trabalho por motivo de doenças, devidamente atestado, não perderá o salário e o descanso semanal remunerado;
22 – Aquisição de materiais para os setores operacionais do SAEG e Secretaria de Obras:
23 – Pagamento de insalubridade aos funcionários Cozinheiras e Inspetoras da Escola EMEB Vera Lucia Castelhano; Por conta do Programa mais Educação o barulho dobrou.
24 – Pagamento de insalubridade aos funcionários da Creche Dona Anna S. De Azevedo.