O primeiro dia das eleições no Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto foi tranqüilo e com uma grande participação da categoria.
Logo pela manhã as urnas itinerantes foram levadas aos locais de trabalho. Uma urna também recebeu votos na sede da entidade, na rua Onze de Agosto, 361. As eleições continuam até a próxima quinta-feira, dia 17.
A Chapa 1 – ATUANTE, encabeçada por Wagner Rodrigues, é a única inscrita no pleito. Um grupo de oposição não conseguiu número suficiente de candidatos e tentou na Justiça impedir a eleição. Mas a Justiça indeferiu o pedido e decidiu pela realização das eleições.
“O Estatuto foi seguido à risca. Todos os tramites foram rigorosamente observados”, diz o presidente da Comissão Eleitoral, Joaquim Amorim.
Quanto a decisão judicial, o advogado da Comissão Eleitoral, Flávio Perboni, reafirmou que o pedido de liminar foi negado. “O juiz rejeitou a liminar e manteve a eleição, entendendo que não há elementos que indiquem o descumprimento do Estatuto, devendo ser respeitada a regra eleitoral decidida pelos trabalhadores. O juiz fundamentou a decisão respeitando a liberdade sindical que não autoriza a intervenção do Estado no Sindicato quando não há descumprimento da regra estatutária”, explica Perboni.
Nova derrota da oposição
Na tarde de ontem (dia 15) o grupo de oposição sofreu sua quarta derrota seguida. Essa última ação que tramitava pela 6ª Vara do Trabalho e que alegava irregularidades na Chapa 1, foi extinta por falta de fundamento.
ATENDIMENTO CONTINUA
A sede do Sindicato está fechada ao público até o próximo dia 18 de março. Mas os atendimentos continuarão dentro da normalidade e acontecerão no salão do Sindicato, ao lado do prédio principal, com entrada pela Farmácia do Servidor – José Victor Nonino. Nos últimos dias os atendimentos aumentaram, principalmente pela procura dos servidores da Administração Direta que estão no Processo dos 5.15%. Há uma estrutura especial para que o servidor assine a anuência do desconto do valor do perito, para que se possa fazer o cálculo do processo, uma vez que precisamos saber o valor exato de quanto a Prefeitura nos deve.
ASSEMBLÉIA – CAMPANHA SALARIAL
Também continuam as ações da Diretoria Atuante na Campanha Salarial de 2011. A pauta de reivindicações foi aprovada na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, em assembléia, na sede do Sindicato. No dia 1º de março, ela foi entregue ao Governo Municipal, mas até agora nenhuma proposta foi apresentada.
Diante da falta de propostas e dando prosseguimento às ações da campanha salarial, foi marcada uma assembléia nesta quarta-feira, dia 16, às 18 horas, em frente ao Sindicato.
Entre outras reivindicações, os servidores querem 14,51% de reajuste salarial.