O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis celebra, hoje, o Dia da Consciência Negra.
Há anos, a entidade é reconhecida no movimento sindical e social pela sua luta antirracista. O presidente da nossa entidade, Laerte Carlos Augusto, destaca que o nosso sindicato foi um dos pioneiros em garantir estatutariamente a existência de uma diretoria específica da Igualdade Racial, com um responsável e um suplente.
Laerte ressalta que essa discussão e a busca por igualdade devem ser permanentes. “É importante que aconteçam muitos eventos e manifestações públicas por igualdade racial em novembro, em especial na data de hoje, mas a nossa luta contra o racismo é uma atividade cotidiana, estatutária e permanente”.
O Dia da Consciência Negra é oriundo do 20 de novembro e lembra o líder quilombola e símbolo do movimento negro, Zumbi dos Palmares, morto nesta data em 1695.
No Brasil, mais de mil municípios consideram a data como feriado. Em Ribeirão Preto, o feriado foi suspenso depois que grupo de grandes empresários entrou na Justiça contra o Dia da Consciência Negra, mostrando mais uma vez como o capitalismo, a ganância e o racismo se reafirmam, se reforçam e se entrelaçam.
Ribeirão Preto, 20 de novembro de 2020.
Diretoria Executiva SSM/RPGP