Chegou ao fim, no sábado (14), o 5º Congresso Nacional Wagner Gomes da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. A secretária geral do nosso Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, Jacira Campelo, foi eleita e a partir de agora ocupa uma vaga na direção plena nacional da CTB. Antes a companheira Jacira já ocupava a vice-presidência da CTB-SP. O bancário Adilson Araújo foi reeleito presidente da entidade. Ronaldo Leite, dos Correios, assume a Secretaria Geral. O mandato é de quatro anos (2021-2025).
Direção Majoritariamente Feminina
Pela primeira vez na história da CTB, a direção executiva será majoritariamente feminina. De seus 73 integrantes, 38 são mulheres e 35 homens – um índice recorde de 52%.
“É, sem dúvida, um momento histórico. Pela primeira vez teremos uma direção majoritária formada por mulheres de lutas, guerreiras. Assim como em nossa direção no Sindicato, a CTB sempre valorizou a colaboração feminina na luta classista. Fico feliz por fazer parte deste momento histórico da luta dos trabalhadores e das mulheres”, ressalta Jacira Campelo.
Para o presidente do SSM/RPGP, Valdir Avelino, “a vaga conquistada pela companheira Jacira Campelo na direção plena nacional da CTB é reflexo também do trabalho combativo do nosso Sindicato”.
A nossa luta é constante e essa vaga é o reconhecimento ao trabalho do nosso Sindicato e da força da mulher dentro da nossa direção. É gratificante ver este trabalho reconhecido. Só temos que parabenizar a nossa companheira Jacira Campelo e em nome dela todas as mulheres da nossa direção”, finaliza Valdir.
Unificação CTB e CGTB
O Congresso Wagner Gomes também serviu para aprovar a unificação da CTB com a CGTB. Os documentos apresentados sobre a conjuntura mundial e nacional, balanço da gestão que se encerrou e o Plano de Lutas foram aprovados.
Para Adilson Araújo, presidente reeleito, “a unificação das Centrais é um grande reforço para o sindicalismo classista”. Adilson lembra que a defesa da unidade e da unicidade sindical é um dos pilares da CTB desde sua fundação, em 2007.
O 5º Congresso “Wagner Gomes” acatou a proposta de realização de uma nova Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) no primeiro semestre de 2022.