O servidor municipal que está prestes a se aposentar, e antes de entrar na prefeitura trabalhou no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), pode ingressar com o pedido da Certidão de Tempo de Contribuição (contagem de tempo de serviço). O pedido da Certidão deve ser feito, em média, de três a quatro anos antes de o trabalhador aposentar. “Este é um serviço que a gente realiza aqui no Sindicato já há muito tempo e ajuda demais os servidores. O procedimento é simples para o servidor, pois ele vem até o Sindicato com a documentação necessária e a gente entra com o pedido. Se os documentos estiverem completos, em muitos casos a gente volta do INSS com a certidão em mãos. Em outros casos o pedido pode demorar anos, já que a falta de funcionários públicos no órgão também é grande. Não adianta o trabalhador que ingressou agora na prefeitura ou está longe de se aposentar requerer a Certidão, isso deve ser feito anos antes do momento da aposentadoria”, afirma Eliana Medeiros, funcionária do Sindicato que faz o pedido da Certidão de Contribuição.
Eliana diz ainda que para o servidor que vai se aposentar e quer comprovar tempo trabalhado pelo regime CLT é necessária a apresentação da Certidão. “A Certidão de contribuição é um documento oficial que vai comprovar o tempo trabalhado fora do serviço público. Sem a Certidão a prefeitura não conta o tempo trabalhado fora do serviço público”, explica Eliana.
ATENDIMENTO
Os atendimentos de contagem de tempo de serviço e pedido de certidão de tempo de contribuição são realizados no Sindicato todas as quartas-feiras, das 9 às 15 horas. A relação dos documentos necessários para o pedido da Certidão também pode ser adquirida na sede do Sindicato, na rua Onze de Agosto, 361.
(Na foto: Eliana Medeiros, funcionária do Sindicato, realiza atendimento todas as quartas-feiras)