O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto – SSMRP – protocolou na manhã de quinta-feira, dia 14 de agosto, um documento cobrando da administração municipal rigor na aplicação do decreto n° 204, de setembro de 2011, que regulamenta a prática de atividades laborais, fora das repartições públicas, a fim de proteger os servidores dos efeitos nocivos da umidade relativa do ar abaixo dos 20%.
“A suspensão dos trabalhos externos quando a umidade relativa do ar estiver abaixo dos 20% foi uma conquista do Sindicato. Estamos enfrentando um período de seca extrema, com clima de deserto em alguns momentos do dia em Ribeirão e temos que nos preocupar com a saúde dos nossos trabalhadores. Queremos que o governo cobre de todas as Secretarias a execução deste decreto”, diz o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues.
“O trabalhador também tem de ficar atento. Ele pode fazer a consulta sobre as condições climáticas da nossa cidade através de sites especializados pela internet. O Sindicato também se coloca à disposição dos servidores para qualquer tipo de orientação. Se um trabalhador, de qualquer Secretaria ou autarquia, for exposto a condições climáticas nocivas a sua saúde, ele poderá entrar em contato com o Sindicato e nós vamos fazer valer o decreto de setembro de 2011 e os direitos dos servidores”, argumenta o vice-presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto.