O Sindicato prestigiou na tarde desta segunda-feira 14 de julho o 10º Concurso de Poesias realizado pela Secretaria de Infraestrutura através do Programa Bem Viver. Com o objetivo de promover a leitura e dar oportunidade a novos talentos, o concurso permitiu aos servidores e seus familiares a interação com a escrita e com o imaginário. Representado pelo vice-presidente, Laerte Carlos Augusto e pelo Diretor de Sindicalização Valdir Avelino, a instituição que, sempre apóia iniciativas culturais envolvendo servidores municipais, acompanhou o concurso que premiou as três melhores poesias escritas por servidores e seus familiares. Foram 19 poemas e poesias inscritos. O tema era livre e os textos foram julgados por comissão julgadora, formada por profissionais de área. O concurso premiou os três primeiros colocados.
O primeiro lugar foi para o Ecólogo Perci Guzzi que trabalha na Secretaria do Meio Ambiente. Foi a primeira vez que ele participou do concurso e escolheu falar sobre uma árvore muito importante culturalmente aos nordestinos, a Umburana. “Trabalho com o meio ambiente, então, foi natural a escolha deste tema. Esta é uma árvore que tem um significado envolto em histórias, tradições, fonte de renda, enfim, de extrema importância para o povo nordestino e para a natureza. Foi a primeira vez que participei e fiquei muito feliz e surpreso com a colocação, foi muito gratificante” disse o primeiro colocado.
Vice-presidente e diretor de Sindicalização cumprimentam o 1º colocado do Concurso de Poesias
Para o vice-presidente Laerte Carlos Augusto o concurso consegue cumprir seu objetivo de descobrir e valorizar talentos. “O que vimos aqui durante a leitura desses textos de qualidade e sensibilidade foi impressionante. O Sindicato não podia deixar de apoiar um evento cultural como esse que leva nossos servidores a redescobrirem-se e enxergarem em si mesmos esse talento para a escrita, independente da idade” enfatizou o vice-presidente.
Somando todas as edições o Concurso de Poesias que inicialmente se concentrava apenas na infraestrutura, mas, que agora, expandiu-se para outras secretarias, conta com quase 200 participações. Os organizadores pretendem publicar um livro de poesias com parte desse material.