As duas maiores Centrais Sindicais do Brasil, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), divulgaram nesta quinta-feira (04/09) uma nota de solidariedade, em apoio ao Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, à sua diretoria e a toda a categoria. A manifestação ocorre após os ataques proferidos no plenário da Câmara Municipal pelo presidente da Casa, vereador Isaac Antunes (PL), e pelo líder do governo, vereador Lincoln Fernandes (PL), durante a aprovação da chamada Reforma Administrativa.
Na nota, as centrais denunciam que os ataques representam um abuso que extrapola os limites da imunidade parlamentar. Também afirmam que os ataques se inserem no contexto da aprovação de um projeto autoritário e prejudicial ao serviço público e relacionam o episódio com o cenário nacional, lembrando que práticas autoritárias têm sido responsabilizadas pela Justiça
CUT e CTB reforçam que os ataques configuram prática antissindical e exigem responsabilização:“O que ocorreu em Ribeirão Preto é inadmissível. Além de uma aprovação marcada por graves inconstitucionalidades, houve a tentativa de criminalizar a luta sindical com ataques que configuram prática antissindical, passível de responsabilização cível, penal e administrativa.”
Por fim, as centrais reafirmam apoio irrestrito ao Sindicato e à categoria. Confira e divulgue a íntegra da nota.

