Unidos pela valorização do trabalho e pela soberania nacional

0
342

Valdir Avelino – presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis

presidencia@municipais.org.br

A interlocução e a troca de experiências são cruciais para movimento sindical, pois essa solidariedade é considerada um elemento central e essencial da luta dos trabalhadores. O movimento sindical se baseia na união e cooperação entre os trabalhadores para defender seus direitos e interesses coletivos, e a solidariedade é a força motriz por trás dessa união.

A direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis tem a compreensão de que, em essência, a solidariedade sindical não se limita apenas ao ambiente de trabalho, mas se estende à construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde os trabalhadores têm voz e são capazes de defender seus interesses coletivamente.

Com este pensamento, estamos em contagem regressiva para participarmos do o 6º Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), uma das principais centrais sindicais brasileiras, da qual somos fundadores. Neste Congresso, delegações de todo o país irão debater os anseios e os desafios da classe trabalhadora, neste que promete ser o maior e mais representativo congresso da história da nossa central sindical.

Os principais desafios para o avanço da classe trabalhadora no Brasil, hoje, incluem a precarização do trabalho, a desregulamentação das leis trabalhistas, a crescente desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho, o impacto da automação e inteligência artificial, e a necessidade de maior união e solidariedade entre os trabalhadores.

O Congresso Nacional da CTB acontece num momento único da nossa história, onde a tarifação imposta pelo presidente americano, Donald Trump, ameaça empresas e empregos no Brasil. Pelo que se vê, o governo brasileiro provavelmente terá de trabalhar com o pior cenário a partir de agosto para fazer valer a soberania e os interesses do país diante da pressão injusta que vem de fora. O Congresso da CTB é, portanto, o momento de reafirmação da nossa soberania.

Com o lema “Desenvolvimento com democracia, soberania e trabalho digno”, o evento reunirá cerca de mil delegados e delegadas de todas as regiões do Brasil. O encontro será um momento decisivo para atualização do plano de lutas da CTB e para o fortalecimento da unidade da classe trabalhadora frente aos desafios do cenário político, econômico e social do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui