Valdir Avelino *
presidencia@municipais.org.br
Hoje, quarta-feira, Ribeirão Preto comemora 168 anos. É, sem dúvida, um momento de celebrarmos, com orgulho e confiança, mais um ano de vida da nossa incrível cidade. Além de sua rica história e legado, nosso município é formado, essencialmente, por uma população solidária, alegre, acolhedora, generosa e trabalhadora.
São 168 anos de uma trajetória marcada pelo progresso e pela qualidade de vida da nossa população, de uma cidade que se renova e se reinventa todos os dias. Mas, para Ribeirão Preto continuar crescendo e se desenvolvendo, tem que apostar no trabalho e na solidariedade, pois só com um projeto de cidade e união vamos mostrar toda a nossa força e vitalidade.
Neste grande município, sempre em evolução, é essencial compreendermos, valorizarmos e apoiarmos o papel dos servidores públicos municipais – trabalhadores dedicados e capacitados que têm a missão de colocar em prática todas políticas públicas e a prestação de serviços essenciais à nossa população, na saúde, educação, segurança, saneamento, cultura, serviços sociais, na parte da segurança pública que cabe ao município, na infraestrutura, nos serviços técnicos e administrativos.
É por isso que a Direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, comemora o aniversário da nossa cidade com a consciência de que para que Ribeirão Preto avance e ofereça uma melhor qualidade de vida a todos os seus moradores, é essencial que a cidade funcione de maneira inclusiva, onde todos se sintam pertencentes, e que nenhum bairro, cidadão ou camada social seja abandonado pelo Poder Público.
E para que essa política inclusiva, universal e democrática saia do papel, é preciso ampliar, valorizar e fortalecer o serviço público municipal pois, muito além do importante e imprescindível trabalho administrativo que garante o funcionamento da cidade, são os nossos servidores públicos municipais que enfrentam questões inadiáveis e emergentes em todas as áreas que interessam diretamente à população.
A Ribeirão Preto que completa 168 anos hoje uma é uma cidade próspera, repleta de construções e sede de grandes sonhos, projetos e empresas. No entanto, ser uma cidade rica não equivale a ser uma cidade desenvolvida, nem justa. Sem serviço público eficiente, amplo e fortalecido, não há como se garantir uma boa qualidade de vida para todos, distribuição de renda e justiça social. E nós não queremos um município para poucos, ao contrário, queremos uma Ribeirão Preto para todos. Assim, visando o bem-estar de todos os nossos moradores, um verdadeiro projeto de desenvolvimento com democracia e sustentabilidade para Ribeirão Preto nos próximos anos deve ser elaborado ouvindo os servidores municipais de todas as áreas – trabalhadores que amam e entendem nossa cidade.
* Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis