Por Valdir Avelino – Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis
presidencia@municipais.org.br
O Brasil está, aos poucos, vencendo a guerra contra o desemprego. De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,2% no terceiro trimestre de 2024, o menor patamar em 13 anos. O que mostra que a queda na taxa de desemprego em nosso país é gradativa, pois fechou 2022 com 9,6% e 2023, primeiro ano do governo Lula, caiu para 7,8%, e agora está mais baixa ainda. O emprego com carteira assinada também se manteve bem, com 37,984 milhões de empregados registrados.
O que fortalece o emprego é o crescimento econômico sustentado pela demanda oriunda do aumento da massa salarial (mais empregos com melhores salários), dos investimentos público e privado (infraestrutura econômica, social e produtiva) e da capacidade ampliada de importar e exportar de maneira equilibrada. É por isso que as crises econômicas, que destroem os empregos e desorganizam a vida em sociedade, surgem sempre do arrocho nos salários, da precarização e do desemprego que gera pobreza para todos e bloqueia a construção do futuro.
O bom desempenho do mercado de trabalho e o aumento do nível de renda do trabalhador são essências para todos. Não existe país no mundo que se desenvolve e progride sem aumentar o poder de compra das pessoas. O aumento na renda do trabalhador brasileiro tem impulsionado o consumo das famílias, gerando mais demanda por bens e serviços, e, consequentemente, por empregos.
Se o governo federal, neste ponto, vem fazendo a parte que lhe cabe, não devemos esquecer o papel dos governos locais. Todos sabemos que a busca pelo emprego envolve diretamente também as administrações municipais. Por isso, as novas administrações que se iniciarão em janeiro de 2025 são peças fundamentais para garantir o desenvolvimento social e econômico do Município, medida que afeta diretamente o combate ao desemprego.
Toda a direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis e os servidores representados pela nossa entidade estão empenhados para que as novas gestões coloquem em prática um conjunto de iniciativas e políticas de desenvolvimento econômico, geração de renda e emprego. Neste sentido, o fortalecimento e a valorização do serviço público e dos nossos trabalhadores são pilares para que a luta contra o desemprego avance impulsionada por iniciativas locais.