Em defesa da soberania nacional e do fortalecimento do serviço público

0
75

Valdir Avelino – presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis

presidencia@municipais.org.br

As oito principais Centrais Sindicais brasileiras manifestaram-se contra o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado pelo governo dos Estados Unidos (EUA), liderado por Donald Trump.  Para o movimento sindical brasileiro, estamos diante de um verdadeiro ataque à nossa soberania. Na carta, as Centrais Sindicais brasileiras apoiam “a resposta firme e altiva do governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva” e saúdam a recente aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica. Para o movimento sindical, “o governo deve utilizar todos os instrumentos legais para proteger nossa economia e o povo brasileiro”.

Com essa iniciativa, o conjunto mais representativo do movimento sindical brasileiro reafirma o compromisso inegociável com a soberania nacional, com a legitimidade das instituições democráticas e com os direitos da classe trabalhadora. Para nós, “o Brasil é dos brasileiros — e somente ao povo, por meio de suas instituições, cabe decidir os rumos do país”. Na carta das centrais, o movimento sindical alerta para os impactos devastadores que a sobretaxa pode causar à economia e à classe trabalhadora. “Um aumento abrupto de 50% nas tarifas sobre nossas exportações — vindas de um país com o qual mantemos mais de 200 anos de relações comerciais — ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos, com risco real de demissões em massa, fechamento de empresas e agravamento do desemprego”.

A imposição de tarifas astronômicas contra produtos brasileiros é uma tentativa calculada de governos estrangeiros em prejudicar o desenvolvimento do nosso país, especialmente porque tais tarifas afetam setores importantes da nossa economia. O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre uma alíquota de importação em 50% para todos produtos brasileiros prejudica igualmente os pequenos, os médios e os grandes negócios do Brasil, especialmente em São Paulo, onde a concentração de indústrias é maior. A tentativa de desestabilizar o nosso país não para por aí. Até o nosso pix pode levar a novo tarifaço, pois há uma investigação dos EUA sobre o assunto.

O Governo dos EUA, patrocinado por grandes grupos econômicos, vê o sistema de pagamento via pix como suposta ‘prática desleal’ contra interesse de empresas estadunidenses. O método de pagamento eletrônico foi mencionado num documento que marca a abertura de uma investigação estadunidense contra supostas “práticas desleais” do Brasil contra interesses de empresas dos EUA. A abertura da investigação foi anunciada pelo governo de Trump. Mais do que nunca é o momento de defendermos a nossa soberania.

E a soberania é o poder do Estado alcançar o bem comum, e uma das principais formas de alcançar isso é por meio dos serviços públicos. Afinal, a soberania que todos defendemos refere-se à capacidade dos nossos entes públicos de exercerem seu poder, implantar políticas públicas e tomar decisões de forma independente, sem interferência ou dependência externa.

A presença de servidores públicos em áreas como saúde, educação, assistência social, segurança, saneamento, energia, comunicação e transporte são cruciais para a autonomia de um município, de um estado e do nosso país. É por isso que a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis está firme na luta em defesa da soberania nacional e do fortalecimento do serviço público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui