Época de falar sobre a saúde do homem, o mês de novembro já virou sinônimo de ações voltadas a prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Pensando no trabalhador, o Sindicato dos Servidores Municipais anualmente se mobiliza e também entra na corrente em favor da vida promovida pela campanha mundial “Novembro Azul”.
Os dados sobre a doença são alarmantes, segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima-se que em 2018 o Brasil registrará cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata, que é o tipo mais frequente nos homens. A ideia do Sindicato ao mobilizar-se em favor do tema é abrir espaço para discussões acerca da saúde do homem e debater questões que nem sempre são lembradas todos os dias.
“O câncer de próstata é um assunto bastante sério e preocupante, é uma doença silenciosa que muitas vezes quando é descoberta já está em estágio avançado. É importante que o homem converse com o médico sobre a própria saúde, que realize exames regularmente e se atente aos sintomas. Prevenção é sempre o melhor caminho”, afirma o presidente da entidade, Laerte Carlos Augusto.
Para falar sobre o tema de forma aberta o Sindicato elaborou uma cartilha esclarecendo a doença, os sintomas, fatores de risco, o tratamento. Falando também sobre situações que ainda são tratadas com preconceito como o exame de toque e também a vida sexual do homem durante e após a doença.
“Além de todas as informações relacionadas a doença, nós listamos no material produzido uma série de direitos que o paciente com câncer tem e a grande maioria das pessoas não sabe, como prioridade no sistema judiciário, isenção do Imposto de Renda, saque do Pis/Pasep e também do FGTS, entre outros”, explica Valdir Avelino, diretor do Sindicato. Outro direito garantido ao paciente de qualquer que seja a especialidade médica é o de receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre o próprio diagnóstico e todas as etapas do tratamento.
A cartilha está disponível na recepção da entidade, onde o servidor pode passar e pegar a sua e também levar para amigos e familiares. Compartilhar informação sobre saúde é sempre uma boa ideia, principalmente sobre um tema tão sério.
Para ler na íntegra no cartilha clique no link abaixo.