A morte do nosso querido presidente Laerte Carlos Augusto gerou grande comoção entre os trabalhadores e repercutiu também entre entidades e autoridades. Ele faleceu na madrugada deste sábado (29), aos 57 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
Entidades e autoridades lamentaram a perda
Através de nota a Prefeitura de Ribeirão Preto lamentou a morte do presidente, destacando seu importante papel na luta em favor dos trabalhadores.
“Com grande pesar, a Prefeitura de Ribeirão Preto lamenta o falecimento do servidor público municipal Laerte Carlos Augusto. Laerte chegou à liderança do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis em 2016 e foi reeleito em 2020, desempenhando o papel democrático que lhe foi designado. Neste momento de tristeza, manifestamos nossas condolências aos familiares, parentes e amigos“.
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto divulgou em seu site o falecimento do presidente Laerte e manifestou pesar.
“A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, através de seus vereadores e funcionários, lamenta a morte do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Pradópolis e Guatapará, Laerte Carlos Augusto. […] Aos 57 anos de idade, e quase 30 anos no funcionalismo municipal, Laerte tem um histórico de praticamente uma vida toda dedicada ao serviço público. Em 2004 iniciou seu trabalho no sindicato e em 2016 assumiu o comando, sendo reeleito no ano de 2020. […] Nossos pêsames e solidariedade aos seus familiares amigos e trabalhadores que conviveram com ele“.
O prefeito de Pradópolis, Silvio Buchera, manifestou através de nota suas condolências em nome do município.
“A Prefeitura de Pradópolis através do Prefeito Silvio Buchera e todos os servidores públicos municipais recebem com pesar a notícia do falecimento do Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, Sr. Laerte Carlos Augusto, pessoa com a qual pudemos manter sempre o diálogo em prol às melhorias das condições de trabalho dos servidores públicos do Município de Pradópolis. Respeitado por todos os colegas, foi um grande profissional e ser humano. Sua falta já está sendo sentida por todos nós. Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos“.
A Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo (FESSPMESP) também divulgou nota de pesar pelo falecimento do nosso presidente.
“É com profundo pesar que toda a diretoria FESSPMESP recebe a notícia do falecimento de mais um companheiro de luta. Laerte Carlos Augusto foi muito atuante com as ações da Federação e quase 30 anos de sua vida dedicados ao funcionalismo público municipal […]“.
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos e Dourado (SINDSPAM) manifestou em seu site pesar pelo nosso presidente.
“O SINDSPAM, com bastante pesar lamenta o falecimento do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, o companheiro Laerte Carlos Augusto, 57, ocorrida na madrugada deste sábado (29). […] Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda“.
O presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Sertãozinho, Celso Luiz Gomes Martins, lamentou via redes sociais a partida do companheiro. “Triste, muito triste mesmo, o presidente e toda diretoria do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Sertãozinho, se solidariza com pesar, pelo falecimento do companheiro Laerte, com todos os companheiros e companheiras da diretoria do Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto e toda a categoria. Laerte, combateu o bom combate“.
Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical, também manifestou condolências.
“Nossos sentimentos aos familiares, amigos e a toda a diretoria e categoria dos servidores municipais de toda da base sindical. Grande perda para o movimento sindical, social e para quem o conhecia. Deus o receba e ampare aos familiares. Muito triste! Lamentável que tenhamos que passar por tudo isso sabendo que seriam evitadas muitas mortes se o governo federal tivesse cumprido minimamente seu papel”.
Outra entidade que manifestou pesar foi o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matinhos (SISMMAT), no Paraná. “O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matinhos presta suas condolências e solidariedade a família e amigos“.
Através do nosso Departamento Jurídico, o promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Naul Felca, também enviou palavras de apoio à família neste difícil momento. “Estou muito comovido com essa notícia! Por favor transmita aos familiares e amigos meus sentimentos de profundo pesar com o falecimento dele”.
O Núcleo de Pesquisa de Assédio Moral e de Violência de Ribeirão Preto, através de seu presidente Adigio Antonio de Oliveira, também enviou palavras de conforto a família e aos amigos do presidente.
“É com profundo pesar que recebemos a notícia de falecimento do Presidente Sr. Laerte Carlos Augusto. Manifestamos nossos sentimentos de conforto por esse momento de separação e tristeza. Sr. Laerte teve sua história sempre ligada à defesa dos trabalhadores, por todos os lugares que passou deixou o seu legado, ajudando a construir instituições e pessoas! Nesse momento de tristeza e dor externamos nossas condolências aos familiares e amigos”.
A OAB Ribeirão Preto também emitiu moção de pesar.
Moção de Pesar - Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais - Sr. Laerte Carlos Augusto
O Centro Médico de Ribeirão Preto através de seu presidente Dr. Fábio José Gonçalves da Luz e de sua diretora cultural Dra. Cleusa Cascaes Dias, enviou condolências.
Nota de Pesar_Centro Médico de Ribeirão PretoO Jornal Tribuna Ribeirão também registrou em matéria o falecimento do presidente Laerte.