Valdir Avelino – Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis
presidencia@municipais.org.br
Em 2024, o primeiro turno das eleições municipais será realizado no dia 6 de outubro, um domingo. Em Ribeirão Preto, os partidos praticamente já definiram quem serão seus candidatos a prefeito e a vereadores. Agora, as legendas intensificam as conversas e os esforços para colocar em prática as estratégias políticas para o próximo pleito. É o momento ideal para discutirmos como os candidatos pretendem conduzir a execução de políticas públicas do interesse da maioria. Está na hora de toda a sociedade cobrar e pressionar os candidatos para uma escolha transparente e esclarecida, para que os pretendentes disponibilizem, desde o primeiro dia de corrida eleitoral, os seus planos de governo e assumam compromissos sérios em caso de vitória no pleito.
Para os trabalhadores e o conjunto da nossa sociedade, o processo eleitoral representa um dos raros momentos em que todos se igualam. Ao dar o seu voto na urna eletrônica, não há diferença de etnias, poder econômico, religião ou grupo social – existe igualdade de valor no voto dado por cada cidadão. O voto do jovem, do aposentado, do rico, do pobre, do trabalhador, do empresário, da mulher, do homem, tem o mesmo valor. Dessa maneira, é o momento de todos exercermos o direito do voto, depositando a nossa confiança em candidatos dignos, preparados e com propostas concretas, pois a nossa escolha refletirá diretamente no futuro da nossa cidade.
As eleições municipais deste ano determinarão também o papel e a importância do serviço público e dos servidores da nossa cidade pelos próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça sua opção de modo livre e consciente. É importante observarmos os compromissos que os candidatos assumirão, as principais propostas de ações para políticas públicas, críticas e sugestões sobre o comportamento do governo atual. Antes de escolhermos nossos candidatos, devemos observar quais questões os postulantes consideram fundamentais para o correto diagnóstico e superação de obstáculos que impedem o serviço público municipal de atingir seu potencial máximo.
A direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis entende que o melhor momento para essa discussão é agora. Não é um assunto para ser debatido depois. O papel do serviço público e a indispensável valorização dos nossos servidores é uma discussão que deve ser feita antes dos eleitores irem às urnas para escolher seus governantes e seus representantes no parlamento. Nossa entidade espera contribuir de forma efetiva para que essa reflexão ocorra agora, quando todos os candidatos são pressionados a explicitar suas visões sobre a cidade e como pretendem administrar o Município.